Adelino Soares está presente na BOOT Düsseldorf, Alemanha

12:17 - 27/01/2016 VILA DO BISPO
O presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, marca presença na BOOT Düsseldorf, na Alemanha, para mostrar o município e as suas potencialidades, ou seja, para divulgar os principais atrativos turísticos de Vila do Bispo.

Ao longo de uma longa História, até à atualidade, Sagres sempre se impôs como uma das mais importantes “esquinas” do Mundo Ocidental: um incontornável cruzamento de itinerários marítimos, a “proa” dos Descobrimentos, o grande cabo onde termina o Mediterrâneo e começa o Atlântico, a ponta mais sudoeste da Europa onde a terra se funde com o mar e com o céu.

Nesta perspetiva e reafirmando a eminente vocação marítima do seu território, a Câmara Municipal de Vila do Bispo criou uma plataforma de cooperação com um conjunto de empresas sedeadas em Sagres e dedicadas às atividades marítimo-turísticas. Principal objetivo: definir estratégias de valorização e representação da região em certames de divulgação internacional e criação de alternativas aos tradicionais fluxos da sazonalidade turística.

A primeira ação deste plano estratégico tem lugar na Alemanha, na maior feira internacional dedicada à náutica – a BOOT Düsseldorf. Entre o dia 23 e o dia 31 de janeiro, o Município de Vila do Bispo e as empresas marítimo-turísticas de Sagres DiversCape, CapeCruiser, SeaXplorer, MarIlimitado e PuraVida encontram-se a promover as potencialidades do Concelho de Vila do Bispo, particularmente os recursos turísticos do mar de Sagres: os passeios de barco para observação de cetáceos, de outras espécies marinhas e das incríveis paisagens de Sagres e do Cabo de São Vicente, o Birdwatching no mar, o mergulho nas paisagens submersas para observação da riquíssima biodiversidade de Sagres, das suas grutas e dos seus históricos naufrágios, os desportos náuticos como o surf, o bodyboard, o windsurf e o stand up paddle, os passeios pedestres e as grandes rotas Vicentina e Algarviana, as paisagens e monumentos naturais e culturais, geológicos, arqueológicos e históricos, a gastronomia, a cultura da terra...

Na verdade, o plano de ação para 2016 arrancou com o 1.º SEMINÁRIO VILA DO BISPO NUM SÓ DIA – POTENCIALIDADES DE UM CONCELHO, realizado no dia 18 de janeiro no auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo. Tratou-se de um encontro que reuniu especialistas e investigadores em torno do território, no sentido da partilha do seu conhecimento e da circulação de informação entre a comunidade local, enriquecendo a capacidade de comunicação dos operadores turísticos loco-regionais. Composto por 4 painéis, moderados por individualidades de destaque a nível regional e nacional, este Seminário pretendeu promover o concelho de Vila do Bispo através da divulgação de algumas das suas diferenciadoras potencialidades naturais, culturais e patrimoniais: a Terra e o Mar, a Natureza e a Cultura, a Geologia, a Paleontologia, a Arqueologia e a longa e riquíssima História de Vila do Bispo e dos seus ocupantes foram algumas das perspetivas aprofundadas ao longo de um só dia. A cessão de encerramento contou com a presença do Sr. Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, o Professor Doutor José Mendes.

 

Por CM Vila do Bispo