O município de Vila do Bispo estará presente em mais uma edição da prestigiada Bolsa de Turismo de Lisboa, entre os dias 2 e 6 de março do corrente ano. A BTL decorre nas instalações da Feira Internacional de Lisboa (FIL), situada no Parque das Nações e constituiu um privilegiado e prestigiado meio de divulgação da atividade turística, vocacionado para os mercados externo e interno.
A nível interno, importa referir que estarão representados 76 municípios individualmente e outros integrados nas entidades de turismo nacionais, como é o caso de Vila do Bispo que se fará representar com a Região de Turismo do Algarve, que este ano apresenta-se com uma nova imagem, (Stand 1A06), no Pavilhão 1, muito bem localizado no contexto de toda a feira.
Refira-se que nesta edição o Algarve é o destino em destaque, contando com uma área expositiva de 864 m2, onde estarão representados 15 municípios da região, diversas empresas do ramo da hotelaria e a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.
No seguimento da lógica concebida para a edição anterior da BTL (2015) e que tem sido mantida em termos de material de divulgação, o município continua a apostar na divulgação da sua diversidade: Mar, Geologia, Arqueologia, História, Rotas e Flora. Este ano, o município apresentará também material promocional subordinado às temáticas: Guia Turístico; Restauração; Animação Turística & Lojas e Alojamento.
Durante o certame o município estará envolvido vários momentos promocionais. Assim apresentará 4 comunicações nos dias de maior afluência de público, na área concebida para o efeito no espaço do Algarve:
2 de março - 4.ª feira ( dia de inauguração da BTL)
11h00 - “Espécies marinhas da costa de Sagres”, apresentada por Sara Magalhães, Mestre em Biologia Marinha, da empresa Marilimitado – Passeios de Barco e Mergulho, de Sagres;
4 de março, 6.ª feira
18h00 – “Cultura, Património e Turismo em Vila do Bispo”, por Artur de Jesus, técnico superior de História desta Câmara Municipal;
5 de março, sábado
14h30 – “Observação de Aves em Vila do Bispo”, por Nuno Barros, Biólogo Marinho e especialista em Ornitologia, da empresa Birdland – Birwatching and Nature, de Aljezur.
6 de março, domingo
15h30 – “Um submarino alemão nas águas de Sagres” por Augusto Salgado e Jorge Russo, Historiadores do Centro de Investigação Naval (Marinha Portuguesa).
Em termos de representações formais (públicas) e empresariais (privadas) internacionais o certame conta com a presença dos seguintes países: Andorra, Arménia, Brasil, Bulgária, Cabo Verde, Egito, Espanha, Estados Unidos da América, Holanda, Índia, Japão, Lituânia, Macedónia, Malásia, México, Moçambique, Palau, Panamá, Reino Unido, República Dominicana, Rússia, Senegal e Suíça.
À semelhança dos anos anteriores, a participação na Bolsa de Turismo de Lisboa faz parte da estratégia de desenvolvimento do turismo no concelho, uma vez que permite dar a conhecer o território nas várias vertentes como é o caso das potencialidades naturais e patrimoniais, assim como, as culturais e gastronómicas, um complemento ao turismo de sol e praia e assim atrair novos investidores, turistas e agentes turísticos durante todo o ano.
Os dois primeiros dias (2 e 3 de março) estão reservados para os profissionais do setor. No dia 4, a feira funcionará entre as 10h00 e as 23h00, sendo que o público em geral só pode entrar a partir das 18h00. Os últimos dois dias estarão abertos a todos: no dia 5 de março entre as 12h00 e as 23h00 e no dia 6 de março, entre as 12h00 e as 20h00.
Por: CM Vila do Bispo