Palestras e visitas de campo para conhecer a Biodiversidade dos Charcos Temporários Mediterrânicos

11:19 - 29/03/2016 VILA DO BISPO
Nos próximos dias 3 e 9 de abril, vão ser realizadas palestras e saídas de campo temáticas para conhecer a biobiversidade dos Charcos Temporários Mediterrânicos, nos concelhos de Vila do Bispo e Odemira, no âmbito do projeto LIFE Charcos, com o objetivo de sensibilizar para a importância e fragilidade destes habitats naturais.

No dia 3 de abril, pelas 14.30 horas, será promovida a iniciativa “À descoberta do Triops Vicentinus”, que inclui uma palestra no Centro de Interpretação de Vila do Bispo, seguida de saída de campo a vários charcos para observação de grandes branquiópodes e outros habitantes dos charcos temporários. O ponto de encontro será às 14.30 horas, no Centro de Interpretação de Vila do Bispo - ou partida do Cais de Odemira, às 13.00 horas, em autocarro do Município, mediante inscrições limitadas a 25 participantes. 

No dia 9 de abril, serão realizadas duas iniciativas na Pousada de Juventude de Almograve, no concelho de Odemira. Entre as 14h30 e as 18h00, decorrerá uma sessão de esclarecimento sobre o Projeto Life Charcos, seguida de visita de campo e lanche convívio. Para as 19.30 horas, está agendada a iniciativa “À descoberta da fauna noturna”, com palestra e visita de campo para observação de anfíbios e morcegos.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória,por telefone 286328309/ 968523648/ 964061641 ou pelo e-mail: lpn.cea-castroverde@lpn.pt Todos os participantes devem levar roupa confortável e calçado impermeável.

O projeto LIFE Charcos visa a conservação deste habitat prioritário, que se encontra ameaçado devido à sua fragilidade ecológica e desconhecimento do seu valor natural. O projeto está implementado no Sítio de Interesse Comunitário da Costa Sudoeste da Rede Natura 2000, parcialmente coincidente com o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, nas charnecas de Odemira e planalto de Vila do Bispo, onde se encontram alguns dos principais núcleos de charcos temporários a nível nacional.

O projeto LIFE Charcos é coordenado pela Liga para a Proteção da Natureza, em parceria com a Universidade de Évora, a Universidade do Algarve, Município de Odemira e a Associação de Beneficiários do Mira.  

 

Por CM Odemira/CM Vila do Bispo