Sob a coordenação do Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Lagos, encontram-se em curso os trabalhos de desmantelamento da embarcação de pesca «Avô Melro» que encalhou, no passado dia 4 de abril, na zona rochosa a norte do portinho da Arrifana, em Aljezur.
Inicialmente as operações de remoção da embarcação estavam previstas serem efetuadas através do seu reboque para o porto de Portimão, no entanto, face ao aumento da degradação da embarcação, resultante da sua exposição a condições de mar adversas, concluiu-se que não estavam reunidas as condições de segurança para efetuar as operações de reboque.
A embarcação foi considerada como perdida e iniciou-se o processo de desmantelamento, consistindo no seu corte em pequenas partes, de forma a facilitar a sua movimentação.
Em virtude do difícil acesso ao local onde se encontra a “Avô Melro”, tanto por via marítima como terrestre, tornou-se necessário proceder à entrada de uma máquina com locomoção por “lagartas”, de forma a transportar para junto do portinho da Arrifana os destroços devidamente cortados.
Estima-se que os trabalhos estejam terminados no dia 15 de junho, não se tendo verificado até ao momento qualquer foco de poluição para o meio ambiente.
Por: AMN