Ontem, 7 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, participou na cerimónia do hastear da bandeira «Qualidade de Ouro» na praia da Ingrina...
... , que contou com a presença de vários técnicos da autarquia que depois percorreram as restantes zonas balneares galardoadas para hastear aquele galardão atribuído pela Quercus.
Cabanas Velhas, Boca do Rio, Burgau, Castelejo, Cordoama, Furnas, Ingrina, Mareta, Martinhal, Salema, Tonel e Zavial são as praias que este ano ostentam este galardão e que assim dão grande fiabilidade no que respeita à qualidade da água balnear e consequentemente aos veraneantes que as frequentam, uma vez que a sua atribuição baseia-se num rigoroso historial de cinco anos consecutivos de excelência da qualidade da sua água balnear.
A atribuição da Qualidade de Ouro às nossas praias significa ainda que a água balnear cumpre os seguintes requisitos: Qualidade da água excelente nas cinco últimas épocas balneares de 2011 a 2015, todas as análises realizadas, na última época balnear, deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; ou seja, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100 ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para Escherichia coli, e para águas interiores 200 ufc/100ml e 500 ufc/100ml, respetivamente.
A Quercus pretende assim destacar as praias que ao longo de vários anos (cinco), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem uma maior confiança relativamente à qualidade da sua água.
Por CM de Vila do Bispo