Será a partir das 0h de amanhã (27 de julho) que o website com imagem renovada será dado a conhecer ao público, assim como o vasto e tão esperado programa recheado de novidades. As inscrições terão também início a partir do momento em que o site estiver online.
O maior evento em Portugal dedicado à natureza, que este ano decorre de 30 de setembro a 5 de outubro, volta para celebrar a migração das aves e a natureza na acolhedora vila piscatória de Sagres, em Vila do Bispo. Centenas de observadores de aves e amantes da natureza provenientes de vários países juntam-se no cabo mais a sudoeste de Portugal e da Europa e ficam de olhos postos no céu em busca de bandos de grifos, cegonhas-pretas, águias-calçadas ou britangos.
Mas não só de aves se faz este festival. As paisagens são únicas, o sossego é um bónus e a cultura e gastronomia complementam umas mini-férias neste pequeno paraíso do Algarve.
Cada edição é um desafio e superam-se as expetativas. O ano passado atingiram-se os 1000 participantes, que usufruíram das atividades em Sagres durante os dias do festival. Foram estrangeiros, famílias e apaixonados pela natureza, juntos com o mesmo objetivo. Este ano o programa tem mais de 300 atividades, o que bate logo à partida um novo recorde para este festival.
É difícil destacar atividades, mas as que implicam a observação de aves, as sessões de anilhagem, atividades que permitem vê-las de mais perto, a devolução de aves recuperadas à Natureza e as saídas de barco para observação de aves e golfinhos atraem sempre muitas pessoas. Os mais novos também não foram esquecidos! Terão sessões especiais para eles e poderão acompanhar os adultos em alguns dos passeios previstos.
O evento é promovido pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, e tem a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Associação Almargem como co-promotores. Acontece nesta altura do ano porque é o pico da altura da migração de outono, quando as aves migratórias deixam o nosso país em direção a terras quentes africanas.
Por: Spea