CPCJ de Vila do Bispo associa-se a campanha nacional «Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância»

12:13 - 03/04/2017 VILA DO BISPO
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila do Bispo (CPCJ), com o apoio da autarquia, associa-se ao desafio lançado pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ), dinamizando várias iniciativas que irão decorrer ao longo do mês de abril – Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância - com o objetivo de alertar para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças estão sujeitas.

As atividades decorrerão em contexto escolar, junto dos alunos do Agrupamento de Escolas de município. Assim, para o dia 3 de abril, está previsto a atividade “Laço Azul”, iniciativa que conta com a colaboração dos alunos do pré-escolar do concelho e que consiste na criação de um laço azul, onde serão utilizadas tampas das garrafas, que depois será colocado na fachada de um edifício público.

Mas durante o mês há mais ações a levar a cabo, nomeadamente a realização do seminário “Parentalidade Consciente” (12 de abril); a atividade lúdica “Histórias sobre a Família” com a elaboração de meninos e meninas em papel e que se destina, também, aos alunos do pré-escolar; a atividade de capoeira para os alunos do 1º e 2º ciclo e ainda a exibição e debate do filme “A Turma” para os alunos do 3º ciclo da Escola E.B.2/3 de Vila do Bispo.

A iniciativa tem como objetivo consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância; fortalecimento das famílias, no sentido de uma parentalidade positiva e o fortalecimento das próprias crianças.

Apelamos à participação de todos da população em geral para alertar/ despertar a responsabilidade coletiva e comunitária para a prevenção dos maus-tratos.

Definição de abusos ou maus tratos às crianças (OMS): Todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder. Estabelece, ainda, quatro tipos de maus tratos: físico, emocional, sexual e negligência.

 

Por: CM Vila do Bispo