Governo prepara investimento zero para o Algarve em 2018

15:44 - 07/11/2017 POLÍTICA
O deputado do PSD, Cristóvão Norte, confrontou o Governo, no debate do Orçamento de Estado, com o investimento público previsto para a região no ano de 2018,...

assinalando que “ num orçamento em que o Governo afirma a intenção de aumentar o investimento público, o Algarve fica estranhamente de fora desta equação. Em 2016 e 2017 não foi diferente, a diferença é que nesses anos todos sofriam redução de investimento. Agora é só o Algarve.”

Dirigindo-se ao Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, Cristóvão Norte afirmou “(…) o Sr. Ministro tinha a seu cargo: investir na ferrovia – eletrificar a linha e assegurar a ligação ao aeroporto ; requalificar a EN – 125 entre Olhão e Vila Real de Santo António – a qual está praticamente intransitável –; e modernizar o Porto de Portimão para receber o triplo dos cruzeiros que recebe. Não fez, não preparou projetos, nem lançou concursos. Até agora o seu consulado é uma desilusão para a região.”

O parlamentar considera que “ o traçado da linha do Algarve está hoje desconforme com as necessidades da região, por isso faz sentido que o Governo enquadre estes investimentos numa lógica mais global que estruture a mobilidade regional e encontre alternativas para os estrangulamentos crónicos que se verificam no modo rodoviário”, afirmando que “ a ligação ao aeroporto é decisiva para garantir sustentabilidade ao modo de exploração ferroviário, pois são 8 milhões de passageiros que precisam de alternativa de mobilidade e que não ninguém deseja que se confrontem com a EN -125.”

Cristóvão Norte considera que “ há consenso nos investimentos necessários para desenvolver a região. O Governo anuncia, mas não cumpre. Se cumprir terá o nosso apoio nessas intervenções.”

 

Por: PSD