O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António recebe, entre os dias 8 e 19 de fevereiro, a VI edição do Torneio de Desenvolvimento da UEFA de seleções sub-16, comprovando, uma vez mais, a qualidade das suas infraestruturas desportivas, procuradas por equipas de topo.
Tendo em consideração a qualidade do futebol praticado, a competição irá atrair, até Vila Real de Santo António, dezenas de «olheiros» de vários emblemas de todo o mundo, o que poderá significar, para os jovens jogadores, a possibilidade de, num futuro próximo, virem a integrar os plantéis dos «grandes» do futebol.
É esperada em VRSA a presença de «scouts» (ou na gíria, «olheiros») de grandes clubes europeus como o Manchester City, Manchester United, Chelsea, Liverpool, Barcelona, Real Madrid, Paris Saint-Germain, AC Milan, Juventus, Arsenal e Valência. A esta lista juntam-se técnicos dos três grandes do futebol português.
O evento terá a forma de torneio quadrangular e junta as seleções de Portugal, Alemanha, Holanda e Itália. É organizado pela UEFA e pela Federação Holandesa de Futebol e conta com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, da Câmara Municipal de VRSA e da VRSA SGU.
De acordo com Conceição Cabrita, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «para muitos destes atletas, esta competição, realizada em VRSA pelo sexto ano consecutivo, representa um passaporte para os grandes clubes europeus e pode abrir portas a uma carreira internacional na alta competição».
O torneio masculino decorre nos dias 8, 10 e 12 de fevereiro, enquanto o feminino tem lugar a 15, 17 e 19 de fevereiro.
Estima-se que cada equipa participante no Torneio de Desenvolvimento da UEFA de seleções sub-16 traga até ao Complexo Desportivo de VRSA cerca de 35 elementos (jogadores, equipa técnica e staff) que, durante a fase de jogos, ficarão alojados em diversas unidades hoteleiras do concelho.
A escolha de Vila Real de Santo António para esta competição é sinal do reconhecimento da qualidade e projeção do Complexo Desportivo de VRSA, estrutura que tem atraído provas de interesse mediático – como são os casos da Algarve Cup ou da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Atletismo – e dezenas de estágios de seleções nacionais e internacionais.
Por: CM VRSA