São Brás de Alportel: Plano Vale mais Família avança para Rastreios de Acuidade Visual Infantil

10:52 - 26/02/2018 SÃO BRÁS DE ALPORTEL
O Plano Vale + Família que o município de São Brás de Alportel proporciona à comunidade avança com uma nova medida: o Vale + Saúde – Oftalmologia Infantil.

Para concretizar esta medida, os rastreios gratuitos de acuidade visual infantil para os alunos que frequentam o pré-escolar e o primeiro ciclo tiveram início a 15 de fevereiro, em São Brás de Alportel.

A realização destes rastreios resulta de um protocolo de cooperação estabelecido entre os municípios de São Brás de Alportel e de Loulé e a Administração Regional de Saúde do Algarve em abril de 2017, que visa prevenir e identificar precocemente potenciais alterações oftalmológicas nas crianças.

Os rastreios decorrem em contexto escolar contando o Município de São Brás de Alportel com a colaboração do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e da Unidade de Cuidados na Comunidade “UCC Al-Portellus” do Agrupamento de Centros de Saúde Central da ARS Algarve.

“A qualidade de vida passa sobretudo pela saúde e este apoio é fundamental para o bem-estar das crianças são-brasenses. É uma medida que visa facilitar a identificação precoce de casos oftalmológicos e, em última análise, para o sucesso escolar e qualidade de vida destas crianças”, observa o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro.

Após o rastreio efetuado pelos profissionais da equipa de Saúde Escolar da Unidade de Cuidados na Comunidade Al-Portellus, as crianças que apresentem sintomas de potenciais alterações oftalmológicas, são encaminhadas para o médico de família, através do encarregado de educação, para serem atempadamente referenciadas para a consulta de Oftalmologia da Unidade de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve para confirmação do diagnóstico e para o respetivo tratamento.

Os rastreios estão integrados no Plano “Vale + Família” do Município de São Brás de Alportel e para a sua concretização a autarquia investiu mais de 2.000,00€ na aquisição dos equipamentos necessários que foram disponibilizados à equipa de saúde escolar da Unidade de Cuidado na Comunidade Al-Portellus de São Brás de Alportel.

Para o Presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, Paulo Morgado, esta parceria é “um excelente exemplo” da articulação e das sinergias entre as autarquias e a Saúde para, em conjunto, “irmos ao encontro das necessidades identificadas e juntos melhorarmos a prestação de cuidados de saúde e reforçarmos a promoção da saúde dos mais jovens”.

 

Por: CM de São Brás de Alportel