SÃO BRÁS DE ALPORTEL PREPARA COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DO SANATÓRIO VASCONCELOS PORTO

11:05 - 27/08/2018 SÃO BRÁS DE ALPORTEL
O Sanatório Vasconcelos Porto abriu as suas portas, em São Brás de Alportel no dia 8 de setembro de 1918.

Um século depois, o edifício acolhe no presente o Centro de Medicina de Reabilitação do Sul e continua a sua missão de promover a Saúde da região e do país. Para recordar este século de História e homenagear aqueles que foram os seus fundadores e os seus trabalhadores ao longo de décadas, está a ser preparado um programa comemorativo, para o próximo dia 8 de setembro de 2018, composto pela Conferência Internacional “O Sanatório Carlos Vasconcelos Porto - 100 anos depois”, a realizar no Museu do Traje; e por uma Sessão Comemorativa, que terá lugar no edifício do Antigo Sanatório, atual Centro de Medicina de Reabilitação.

A iniciativa cabe ao Município de São Brás de Alportel, em parceria com a Administração Regional de Saúde do Algarve, a Direção Regional de Cultura e a Universidade do Algarve, integrada no Programa “100 Anos depois – Ciclo de Conferências Saúde e Cultura, que teve início no dia 13 de abril, promovido com o apoio do Centro Hospital Universitário do Algarve (CHUA), estrutura de saúde que integra o Centro de Medicina de Reabilitação; da Sub-Região de Faro da Ordem dos Médicos, da Seção Regional do Sul da Ordem dos Arquitetos, da CP Comboios de Portugal, do Instituto de Higiene e Medicina Tropica e da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel – Museu do Traje.

A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL terá lugar no Museu do Trajo, entre as 09h30 e as 17h00 de sábado 8 de setembro. Para a ocasião está confirmada a presença de diversos palestrantes nacionais e internacionais, dedicados à história e à investigação em áreas distintas, com especial relevo para a arquitetura hospitalar, a história da saúde e da assistência hospitalar e com uma incursão profunda na história do antigo Sanatório Vasconcelos Porto. Um conjunto prestigiado de investigadores e historiadores nacionais e internacionais vai abordar, em diferentes áreas do saber, a importância desta pioneira unidade de saúde, as motivações históricas e os factos marcantes da história da saúde em Portugal, sem esquecer  o olhar sobre a medicina no Algarve. Vitor Ribeiro e Cristina Fé Santos; Renato Gama-Rosa Costa; Gisele Sanglard, Graça Serejo; José Luís Dória; Fernando Rosas, Ana Luísa Matos e Vitor Matos; e Isabel Palmeirim preenchem a plêiade de investigadores convidados para esta conferência que contará ainda com a intervenção do Subdiretor Geral da Saúde, Diogo Cruz.

Durante o período em que decorre a Conferência, o Museu do Traje convida os presentes a visitar as RESERVAS MUSEOLÓGICAS VISITÁVEIS  - que apresentam Material Médico, proporcionando uma oportunidade única de olhar sobre a história da medicina.

O segundo momento do programa está marcado para as 18h00, no edifício do antigo sanatório, que atualmente acolhe o Centro de Medicina e Reabilitação do Sul, onde terá lugar a SESSÃO COMEMORATIVA que integrará visita ao Espaço Memória, momento musical e de convívio, com momentos de homenagem e evocação da Memória deste século de História que marcou profundamente o concelho, a região e o país.

O evento é de participação gratuita mas sujeito a inscrição prévia que pode ser efetuada através do seguinte link: www.cm-sbras.pt/pt/agenda/7625/ciclo-de-conferencias-saude-e-cultura.aspx

Integrado neste programa comemorativo, encontra-se patente ao público, uma EXPOSIÇÃO DE RUA intitulada “100 anos depois - A Saúde em São Brás de Alportel”, que pode ser visitada no Largo São Sebastião, no centro de São Brás de Alportel.

  

Gabinete de Comunicação

Câmara Municipal de São Brás de Alportel