«Mês Sénior» em Tavira

09:20 - 02/10/2018 TAVIRA
Outubro é o mês dedicado aos seniores e, como tal, a Rede Social de Tavira, no âmbito do Grupo Idade Sénior (GIS), procedeu ao planeamento de uma série de atividades de caráter informativo, pedagógico e cultural com o objetivo de promover a participação da população sénior na vida da comunidade e proporcionar um mês mais animado, com momentos de convívio, numa perspetiva de valorização do idoso.

As comemorações arrancam, no dia 03 de outubro, com uma atividade desportiva, seguida da composição do logótipo humano do “Mês Sénior”, na Praça da República.

O dia 10 é dedicado à dança, numa tarde de animação e música, no Jardim do Coreto.

Na manhã do dia 17 de outubro, tem lugar, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, um workshop no âmbito da temática do envelhecimento e das alterações verificadas na estrutura social e familiar.

A tarde de quarta-feira, dia 24, é reservada à música com um espetáculo de fado, no Parque de Feiras e exposições.

No dia 31, o programa encerra com uma atividade de convívio, designada Gala Sénior, no Hotel Vila Galé Tavira, a partir das 12h00.

Complementarmente, as entidades com trabalho de proximidade com a população sénior preveem dinamizar os “Dias abertos à comunidade”, um conjunto de ações de caráter diversificado que visa consolidar a perspetiva de abertura à comunidade e cooperação interinstitucional.

O “Mês Sénior” de Tavira conta com a parceria da Rádio Gilão, da A NAFA – Associação e Núcleo de Amigos e Fotógrafos do Algarve.

Rede Social

A Rede Social de Tavira, no âmbito da problemática do envelhecimento demográfico e das alterações verificadas na estrutura social e familiar, na sociedade atual, determinou a constituição de um grupo de trabalho na área dos idosos com o objetivo de organizar respostas adequadas e ativas a esta faixa etária da população.

O trabalho desenvolvido por este Grupo visa combater a vulnerabilidade social, através de medidas que assegurem os seus direitos básicos de cidadania. Romper situações de isolamento social, garantir condições de segurança e bem-estar, promover ações socioculturais e encontros são alguns dos seus objetivos.

Integram o Grupo Idade Sénior as seguintes entidades: Município de Tavira, Centro Distrital de Segurança Social de Faro, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Centro de Saúde de Tavira,

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, Centro Social de Santo Estêvão, Centro Nossa Senhora das Dores de Santa Catarina, Centro Paroquial e Social de Cachopo, Casa do Povo da Luz de Tavira, Santa Casa da Misericórdia, Centro Paroquial e Social de Sana Maria, Âncora – Associação e “O Pontão” Associação de Solidariedade da Conceição de Tavira.

 

Por: CM Tavira