Risco de bolha imobiliária em Portugal é «mínimo», diz Faria de Oliveira

10:17 - 04/11/2018 ECONOMIA
Bolha imobiliária em Portugal? Há esse em risco? O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), Fernando Faria de Oliveira, diz que não, considerando que a probabilidade de haver um risco sério em Portugal «é mínima».

O responsável garante, de resto, que há «grande tranquilidade» relativamente à evolução do setor.

“Nós temos refletido bastante sobre este assunto em termos do conjunto do sistema bancário e consideramos que, neste momento, na concessão de crédito à habitação, os bancos cumprem com rigor (...). Há uma grande tranquilidade”, afirmou o presidente da APB, citado pela Lusa, sobre a eventualidade de uma bolha imobiliária em Portugal.

O responsável admitiu que "haveria necessidade de algum reajustamento da oferta imobiliária" e que "há a questão dos preços que deve ser acompanhada”, mas que “a probabilidade de isso constituir um risco sério é mínima”.

"Se compararmos a situação atual com aquela que havia antes do início da crise, estamos a uma distância significativa dos volumes na concessão de crédito. Podem crer que o sistema bancário está a atuar com toda a prudência", garantiu Faria de Oliveira, à margem da conferência "O Futuro do Dinheiro", organizada pelo Dinheiro Vivo, TSF e EY.

 

Por: Idealista