Visita às futuras instalações dos Posto Territorial da GNR de Vilamoura
NOVAS INSTALAÇÕES DO COMANDO TERRITORIAL DA GNR NO ALGARVE VÃO FICAR EM LOULÉ PARA DAR RESPOSTA MAIS EFICAZ AOS CIDADÃOS

11:19 - 14/11/2018 LOULÉ
«O novo Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana tem aqui uma resposta mais eficaz!». Foi desta forma que o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, justificou a localização da nova sede deste Comando na região algarvia, atualmente sediada em Faro, para a cidade de Loulé, ...

ao lado de outros equipamentos como o CDOS - Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o Quartel de Bombeiros de Loulé e o Heliporto Municipal.

O acordo celebrado na passada sexta-feira entre o Município de Loulé, a Secretaria-Geral da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da tutela, permitirá levar por diante a construção do imóvel, após aprovação do projeto de execução que decorrerá ao longo do ano de 2019.

O terreno, cedido pela Câmara Municipal, situa-se junto ao nó da A22 numa localização central e privilegiada nomeadamente em termos de acessibilidades o que é fundamental para uma infraestrutura que irá servir todo o Algarve nas áreas da segurança e proteção.

“A natureza da GNR não tem nenhuma responsabilidade nem na zona urbana de Faro, nem de Portimão. O Comando deve estar onde tem jurisdição e, dentro desses espaços, deve estar num que tenha condições operacionais ideais”, considerou Eduardo Cabrita. Por outro lado, à semelhança do que já acontece noutros pontos do país, nomeadamente no Distrito de Lisboa, o Governo pretende “ter uma equilibrada localização dos serviços públicos no contexto regional, em função da melhor capacidade de resposta que contribua para a eficácia dos serviços aos cidadãos”.

Também o Comandante Geral da GNR, Luís Botelho Miguel é da opinião que esta construção de raiz irá dotar a região, do Barlavento ao Sotavento, de “instalações modernas, funcionais, sendo um contributo para mais e melhor segurança nesta zona do país”.

Num Município e numa Região em que o turismo constitui o principal sector económico, o Ministro sublinhou a importância da segurança como “um valor competitivo que é apontado em todos os indicadores que referenciam a atratividade de Portugal”.

“Portugal é hoje um dos países mais seguros do mundo, essa é uma marca indissociável da imagem do país e queremos que continue assim”, frisou.

Qualidade de vida dos portugueses, atração do turismo e atração de investimento constituem vetores que fazem da segurança uma matéria decisiva, razão pela qual o Governo pretende investir, entre 2017 e 2021, cerca de 450 milhões de euros nesta área. Além de 70 novas instalações de forças e serviços de segurança, a aquisição de 2500 veículos, a formação de 950 novos elementos ou a passagem de 22 para 39 centros de meios aéreos em todo o território são algumas das iniciativas em curso.

Só no Algarve as obras atingem os 16 milhões de euros e Loulé é um dos municípios onde é mais visível esse investimento. Nesse sentido, nesta passagem por Loulé o Ministro teve oportunidade de ver de perto essas obras: o novo quartel de Almancil, a adaptação do antigo espaço dos Bombeiros em Quarteira para criação da BAL – Base de Apoio Logístico, também em Quarteira, e em Loulé o CDOS – Centro Distrital de Operações e Socorro da Autoridade Nacional de Proteção Civil, para além dos trabalhos já concluídos que permitiram melhorar o Posto de Vilamoura.

Já o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, salientou a importante colaboração entre o Governo central e o local, não só através da celebração deste contrato interadministrativo mas também do acordo formalizado em 2014, na altura com Miguel Macedo como Ministro, e que permitiu levar por diante os investimentos em curso num valor superior a 5 milhões de euros. “A excelente colaboração e entendimento com a GNR, sempre com o aval político dos governos intervenientes, permitiu-nos ou irá permitir-nos suprir carências e modernizar as condições operacionais da GNR no Concelho e na Região”, afirmou o autarca.

De resto, para Vítor Aleixo, além das obras físicas, tem sido fundamental o Contrato Local de Segurança. “Um Estado democrático como aquele em que vivemos e que queremos preservar não deverá facilitar, seja a que nível for, até no local, quando em causa está a segurança e a proteção dos cidadãos. A segurança é, como todos sabemos, uma das razões fundacionais do próprio Estado”, considerou ainda o autarca.

 

Por: CML/GAP /RP