Bandeira ECOXXI para Lagos

09:50 - 03/12/2018 LAGOS
Representantes do Município estiveram no dia 29 de novembro, em Estarreja para receber uma das 47 Bandeiras Verdes ECOXXI atribuídas na edição de 2018 deste galardão ambiental.

Lagos garantiu a obtenção do galardão/bandeira verde ECOXXI após ter alcançado uma pontuação global de 66,1% nos índices de sustentabilidade, superando os resultados registados no ano anterior. Destacaram-se indicadores como os relativos à “Informação disponível aos munícipes”, “Certificação de Sistemas de Gestão” e “Qualidade de água para consumo humano”, em que a pontuação obtida foi muito próxima do valor máximo possível.

O Projeto ECOXXI 2018 é uma iniciativa promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), através da qual se procura promover, divulgar e reconhecer as boas práticas, políticas e ações desenvolvidas localmente pelos municípios, considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável. A participação no programa é voluntária, cabendo a cada município a decisão de apresentação da sua candidatura, sendo que Lagos participa desde a primeira edição.

A cerimónia deste ano teve a presença do presidente da Câmara anfitriã, dos representantes da Associação Bandeira Azul da Europa e da coordenação do programa ECOXXI. Durante a sessão foram apresentados diversos projetos e desafios para os municípios, assim como partilhadas algumas boas práticas de sustentabilidade já implementadas.

Mais informação sobre este programa disponível em www.ecoxxi.abae.pt

 

Por: CM Lagos