EXCELÊNCIA DO TURISMO EM PORTUGAL RESULTA DA QUALIDADE DA INVESTIGAÇÃO DA UALG

16:22 - 07/12/2018 ALGARVE
Universidade do Algarve entre as melhores do mundo em Tourism Management

Portugal está no centro das atenções mundiais: acaba de ser reeleito melhor destino turístico do mundo pelo segundo ano consecutivo e de receber um número recorde de prémios nos World Travel Awards. Os prestigiados Óscares do Turismo reconheceram a excelência da indústria hoteleira e turística do nosso país. Mas qual é o segredo do sucesso de Portugal?

São vários os atrativos que colocaram Portugal no mapa dos melhores destinos do mundo. Mas a Região de Turismo do Algarve (RTA) acredita que o futuro do turismo está na investigação e na formação académica, indispensáveis para alavancar o desenvolvimento do setor mais profícuo em Portugal. A Universidade do Algarve (UAlg) tem tido um papel de destaque nesta área e alcançou uma posição de relevo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects, um dos mais prestigiados no mundo. Em 2018, este ranking destaca o desempenho da UAlg na produtividade científica e na qualidade de investigação em Hospitality & Tourism Management.

«É com grande satisfação que vejo a Universidade do Algarve integrar a lista dos melhores do mundo na investigação em Turismo. Sem ciência não há progresso económico e social, e o setor turístico necessita de investigação de excelência que nos permita antecipar o futuro e corresponder eficazmente às dinâmicas turísticas, dotando-nos da capacidade de influenciá-las a nosso favor» explica o presidente da Região de Turismo. «A excelência do Turismo em Portugal resulta também da qualidade da investigação da UAlg, e este é mais um extraordinário contributo da região para o bom momento turístico do país», conclui João Fernandes.

O responsável pela entidade regional de turismo sempre destacou a importância da inovação e da capacitação profissional para o turismo no Algarve, e definiu como prioridade a captação de talento e a aposta na qualificação profissional e na investigação.

A UAlg e o Centro de Investigação CIEO / CinTurs têm vindo a assumir-se como um dos principais players nacionais e internacionais em investigação na área do Turismo. A academia oferece ainda de licenciaturas em Turismo e em Gestão Hoteleira, assim como uma pós-graduação, quatro mestrados e um doutoramento na área.

O ranking de Shangai avalia 52 áreas científicas, nas quais são listadas até 500 instituições de ensino superior, de entre mais de 1400 instituições provenientes de 80 países. Baseia-se em indicadores de produtividade científica e qualidade de investigação, designadamente, no número de artigos publicados, qualidade das publicações, número de citações, artigos publicados com colaboração internacional e prémios de investigação. Este ano a UAlg surge neste ranking em cinco áreas, com destaque para o Tourism Management, posicionado entre os lugares 100-150.

Por: Bigquestion