O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António recebe, entre os dias 7 e 18 de fevereiro, a VII edição do Torneio de Desenvolvimento da UEFA de seleções sub-16.
Tendo em consideração a qualidade do futebol praticado, a competição irá atrair, até Vila Real de Santo António, dezenas de «scouts» (ou, na gíria, «olheiros») de vários emblemas de todo o mundo, o que poderá significar, para os jovens jogadores, a possibilidade de, num futuro próximo, virem a integrar os plantéis dos «grandes» do futebol.
É esperada em VRSA a presença de «olheiros» de grandes clubes europeus como o Manchester City, Manchester United, Chelsea, Liverpool, Barcelona, Real Madrid, Paris Saint-Germain, AC Milan, Juventus, Arsenal e Valência. A esta lista juntam-se técnicos dos três grandes do futebol português.
Com formato quadrangular, o torneio junta as seleções de Portugal, Holanda, Alemanha e Argentina. A presença do emblema sul-americano marca uma nova fase no evento e contribuirá para elevar ainda mais o seu nível competitivo.
A prova é organizada pela UEFA e pela Federação Holandesa de Futebol e conta com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, da Câmara Municipal de VRSA e da VRSA SGU.
Para muitos destes atletas, esta competição, realizada em VRSA pelo sétimo ano consecutivo, representa um passaporte para os grandes clubes europeus e pode abrir portas a uma carreira internacional na alta competição.
O torneio masculino decorre nos dias 7, 9 e 11 de fevereiro, enquanto o feminino tem lugar a 14, 16 e 18 de fevereiro.
Estima-se que cada equipa participante no Torneio de Desenvolvimento da UEFA de seleções sub-16 traga até ao Complexo Desportivo de VRSA cerca de 35 elementos (jogadores, equipa técnica e staff) que, durante a fase de jogos, ficarão alojados em diversas unidades hoteleiras do concelho.
A escolha de Vila Real de Santo António para esta competição é sinal do reconhecimento da qualidade e projeção do Complexo Desportivo de VRSA, estrutura que tem atraído provas de interesse mediático, dezenas de estágios de seleções nacionais e internacionais e está acreditada como Centro de Alto Rendimento.
Por: CM VRSA