Governo reforça investimento em territórios de baixa densidade populacional

00:35 - 27/09/2014 ALJEZUR
O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, assegurou hoje que o Governo vai investir e aumentar as comparticipações em investimentos em territórios de baixa densidade populacional, no sentido de dinamizar a economia.

"Vamos fazê-lo ao nível do investimento público e favorecendo o privado com as regras que estão no Código Fiscal de Investimento", disse à agência Lusa Miguel Poiares Maduro, à margem da visita que hoje efetuou à Bienal de Turismo de Natureza, em Aljezur.

De acordo com o governante, o investimento nos territórios portugueses de baixa densidade consta do próximo quadro de fundos europeus "Portugal 20/20", cujo regulamento geral foi aprovado na quinta-feira, na reunião do Conselho de Ministros.

"Não iremos dar apenas comparticipações maiores, como iremos valorizar de forma mais positiva a seleção de projetos", frisou Poiares Maduro, acrescentando que também serão abertos concursos "dependendo das tipologias dos territórios".

"Não se trata de um contexto de fazer promessas. Já está no regulamento geral dos fundos que aprovámos, já está no Código Fiscal de Investimento, está também na legislação que apresentei na Assembleia da República", sustentou.

Miguel Poiares Maduro assegurou que "há toda uma série de áreas, uma abordagem global do Governo para favorecer a atividade económica nos territórios de baixa densidade, como forma de conseguir inverter um processo de décadas de desvalorização económica e social desses territórios".

"Trazer atividade e crescimento económico, emprego dinamismo social, é sobretudo nisso que estamos a apostar", concluiu.

O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, acompanhado pelo secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, visitou a Bienal de Turismo de Natureza, em Aljezur, evento que reúne cerca de cem expositores, maioritariamente empresas ligadas ao turismo de natureza, também produtores regionais do Algarve.

O evento, que decorre até domingo no Espaço Multiúsos, inclui além dos expositores, a realização de seminários, apresentações e atividades, entre as quais passeios pedestres e de BTT (bicicleta todo-o-terreno).

 

JPC // PNG

Lusa/Fim