Fotos: Nuno Loureiro
«DESCOBRINDO-ME», COM NELSON CONCEIÇÃO

10:23 - 11/03/2019 LOULÉ
17 de Março pelas 17h no Cine-Teatro Louletano

No próximo dia 17 de Março, pelas 17h, será apresentado, no Cine-Teatro Louletano,  sob a promoção da Câmara Municipal de Loulé, o novo CD de Nelson Conceição “Descobrindo-me” - um disco desejado há muito por Nelson Conceição.

O ensino - com muitos prémios obtidos através dos seus alunos; a recolha e recuperação do património imaterial relacionado com os seus antepassados, sendo o coordenador do projeto Terra de Acordeão entre 2005 e 2014; como produtor de diversos trabalho discográficos gravando, inclusivamente, a maioria dos grandes nomes nacionais do acordeão no seu estúdio; a colaboração profunda em tradições como as Charolas e as Marchas Populares; como elemento integrante de projetos de diferentes áreas e contextos musicais quer na área mais popular como as Moças Nagragadas e Rastemenga, quer numa vertente mais vanguardista como o Mito Algarvio Ensemble Cyneticum, foram ao longo de mais de 15 anos causas que se foram colocando uma após outra sempre à frente deste projeto que agora chega até nós. Contudo, foram o tempo e todas essas experiências enriquecedoras que criam valor neste álbum o qual apresenta diferentes influências.

Este trabalho é constituído, maioritariamente, por temas originais elaborados ao longo dos últimos anos, alguns dos quais já foram, inclusivamente, premiados internacionalmente.

Oriundo de Bordeira, uma localidade pródiga em grandes acordeonistas, este disco traduz as inspirações e vivências musicais de Nelson Conceição desde a sua infância até ao presente com uma diversidade de géneros musicais que permite uma simbiose entre antepassados e contemporâneos, explorando relações entre fado, tango, corridinho e a música erudita, ou ainda o jazz manouche/gipsy. 

Aliado a algum virtuosismo e improviso, este trabalho pretende trazer sobretudo uma reflexão emocional e profunda sobre factos e momentos que atearam a criação musical de temas com muito significado como "O último Adeus", dedicado à sua avó materna, ou "Histórias de um criador", em homenagem a João Barra Bexiga, entre outros. 

Para além da parceria com Câmara Municipal de Loulé, a edição deste disco conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, da Associação Mito Algarvio e da Beltuna Portugal.

 

Por: Nelson Conceição