Atletas de Loulé e Quarteira sagram-se campeões em Tóquio

12:51 - 19/03/2019 DESPORTO
União Shitoryu Portugal traz Ouro e Bronze do Japão - 9° Edição dos Campeonatos Internacionais de Karate Shitoryu

A União Shitoryu Portugal (USRP) obteve um dos melhores resultados de sempre para a modalidade, no fim-de-semana de 16 e 17 de março, em Tóquio no Japão: três medalhas de ouro, uma medalha de bronze e ainda seis 5° classificados.

Vários jovens atletas do Karate Clube de Loulé e do Quarteirense entre os 12 e os 17 anos de idade, sagraram-se campeões nas suas respetivas categorias no 9° World Shitoryu Karatedo International Championships. 

A comitiva da USRP, de longe uma das maiores de sempre e composta por catorze atletas, dois treinadores, um árbitro e um delegado, partiu do Algarve no passado dia 6 de Março, a fim de se preparar e apresentar em plena forma na edição de 2019. Além da comitiva oficial, vários familiares e apoiantes dos atletas da USRP fizeram questão de os acompanhar nesta missão ao outro lado do mundo, sendo que o apoio dessa claque informal se fez sentir aquando da realização das provas. 

Este evento mundial, organizado pela Word Shitoryu Karatedo Federation, já vai na sua 9ª edição e realizou-se entre 15 e 17 de Março, no mítico pavilhão Tóquio Budokan, uma instalação desportiva inteiramente dedicada às artes marciais e situada no coração da capital do Japão, Tóquio. 

Esta prova, considerada uma das mais relevantes a nível internacional na modalidade, contou com a participação de mais de mil atletas, vindos de cerca de quarenta países membros da World Shitoryu Karatedo Federation. 

No evento foi ainda destacado o papel preponderante do Karate no panorama desportivo internacional, sendo que a modalidade fará parte dos Jogos Olímpicos de Tóquio, já no próximo ano de 2020. 

As mais elevadas personalidades do Karate a nível internacional, desde dirigentes, árbitros, treinadores e atletas de vários escalões mostraram-se positivamente impressionados pelo excelente nível demonstrado pelos jovens atletas Algarvios, que superaram em vários casos, atletas promissores de países como o Japão ou Rússia, considerados verdadeiras potências mundiais na modalidade. 

Os excecionais resultados conseguidos foram os seguintes:

Ouro - Beatriz Cavaco em Kumite 16-17 anos(Karate C. Loulé) 

Ouro - Catarina Gonçalves em Kumite 14-15 anos. (Karate C. Loulé)

Ouro - Jesse Velosa em Kumite 12-13 anos. (Quarteirense)  

Bronze - Sofia Ferro em Kumite 12-13 anos. (Karate C. Loulé)  

 

5°Classificados :

Rodrigo Brito em Kata 12-13 anos. (Quarteirense)  

Diogo Mendes em Kumite 12-13 anos. (Karate C. Loulé)  

Samuel Cavaco em Kumite 14-15 anos. (Quarteirense)  

Rafael Correia em Kumite 14-15 anos. (Karate C. Albufeira)  

Tomás Alexandre em Kumite 14-15 anos. (Karate C. Loulé)  

Pedro Ferro em Kumite 16-17 anos. (Karate C. Loulé)  

 

O presidente da USRP, Daniel M Coelho, manifestou publicamente satisfação e orgulho pelos resultados obtidos e pela forma tão nobre como foi representada a bandeira de Portugal, realçando o papel preponderante que o apoio das várias entidades públicas e oficiais prestaram a esta comitiva, nomeadamente, Câmara Municipal de Loulé, Câmara Municipal de Albufeira, Junta de Freguesia de São Clemente, Junta de freguesia de São Sebastião, Junta de Freguesia de Albufeira. 

Por: União Shitoryu Portugal (USRP)