Makro promove 1º Concurso de Cozinha e Pastelaria Ibérico Chef Makro

15:30 - 06/05/2019 FARO
Após o sucesso do I Concurso Nacional de Cozinha e Pastelaria Chef Makro, o Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira em parceria com o Agrupamento Pinheiro e Rosa vão este ano realizar o I Concurso de Cozinha e Pastelaria Ibérico Chef Makro. O evento será ainda realizado em parceria com as Jornadas do Flair Bartending.

Ambos os eventos terão lugar esta semana, de 6 a 10 de maio, em Faro, sendo que os objetivos principais destes dias serão a promoção da gastronomia e vinhos regionais portugueses, bem como o intercâmbio com a região de Andaluzia também a nível de gastronomia e vinhos.

Francisco Miranda, Diretor da Loja Makro de Faro, refere que: “É com grande prazer que nos juntamos o 1º Concurso de Cozinha e Pastelaria Ibérico Chef Makro que promete descobrir novos talentos ibéricos. Pretende-se promover a gastronomia e vinhos regionais e da região andaluza. Deixo um agradecimento especial ao Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira e ao Agrupamento Pinheiro e Rosa pela dedicação na promoção e organização deste concurso, que esperamos que dure muitos mais anos.”

Durante a semana serão realizadas diversas atividades, conforme agenda abaixo:

1º Dia - Abertura oficial do evento e receção dos participantes, havendo ainda lugar para um jantar de boas-vindas para professores, alunos e parceiros. O jantar será confecionado pelos alunos do curso de cozinha da Escola Pinheiro e Rosa e servido pelos alunos de bar e mesa da Escola Tomás Cabreira.

2º Dia - Realização da 1ª fase do Concurso de Cozinha e Pastelaria no Mercado Municipal de Faro, a partir das 11h, sendo que serão apurados as seis melhores sugestões de Menu através de um “Boot Camp”. Neste dia, realiza-se ainda, no mesmo espaço uma Master class com Bartender de renome nacional sobre vários temas no âmbito do Flair Bartending, bem como uma feira organizada pelos parceiros do evento onde irão ser apresentados novos produtos Ibéricos.

3º Dia - Realização da 2ª fase do Concurso no Restaurante Saudade – Dunas Douradas no Hotel Dunas Douradas Beach Club, que decorre entre as 14h e as 18h. Nesta fase as seis equipas irão ter 30 minutos para criar um menu de 3 pratos e duas horas e meia para o poder confecionar e apresentar ao júri, sendo apuradas as três equipas finalistas. Será ainda realizada uma prova de vinhos ibéricos e uma masterclass dedicada a vários temas do mundo do bar.

4º Dia -Este dia vai dedicar-se à formação durante o período da manhã, contando com uma palestra que irá juntar alguns Chefes de Cozinha Portugueses bem como Espanhóis, produtores de Vinhos e convidados de renome do setor onde será debatido o Caminho da gastronomia ibérica, tendências e novos produtos, a acontecer no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Faro. Já o período da tarde será todo dedicado às marcas Makro, onde será apresentada a nova gama de produtos marca Makro.

5º Dia - Realização da 3ª fase e final do concurso, que terá lugar no Restaurante Ria Formosa – Hotel Faro e implica que os concorrentes criem um menu degustação com 5 pratos. Terão 30 minutos para criar as receitas e 2h30 para confecionar e apresentar ao júri, sendo posteriormente revelado o vencedor. Durante a fase final também haverá uma prova de vinhos ibéricos e uma masterclass com um barman que irá abordar vários temas do mundo do bar, encerrando-se igualmente as jornadas do flair bartending.

 

Por: YoungNetwork Group