MUNICÍPIO INSTALA DOIS POSTOS PÚBLICOS DE CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS

16:44 - 15/05/2019 ALBUFEIRA
O Município de Albufeira concluiu a instalação de dois postos de carregamento de veículos elétricos de utilização pública. Estes dois postos de carregamento semirrápido, estão localizados na Rua do Município – no parque de estacionamento de superfície público, e na Rua Manuel Bentes Júnior – junto ao parque de estacionamento P1.

O custo total do investimento rondou os 20 mil euros e pretende criar uma alternativa válida para o fornecimento de energia a veículos elétricos que registam uma procura cada vez maior no mercado automóvel

O Município de Albufeira ativou esta 2ª feira, os postos públicos de carregamento de veículos elétricos, localizados na Rua do Município – no parque de estacionamento de superfície público, e na Rua Manuel Bentes Júnior – junto ao parque de estacionamento P1. Trata-se de 2 postos de carregamento semirrápido, que se traduziram num investimento a rondar os 20 mil euros. Nesta fase experimental, o abastecimento energético é gratuito.

Estes dois postos, ligados à rede nacional de mobilidade elétrica, a MOBI.E, estão agora disponíveis para todos os cidadãos inscritos naquela entidade, a qual entregará um cartão aos interessados. Cada posto possui dois pontos de abastecimento (cada um possui 22 kW de potência nominal) permitindo a carga simultânea de dois veículos elétricos, ou híbridos plug-in, à potência máxima. Cada ponto de carga é constituído por uma tomada que permite o recarregamento de entre 20 a 80 % da bateria da viatura respetiva, num período entre 2 a 4 horas, dependendo do modelo.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, com esta medida, o Município está “a contribuir para a promoção da mobilidade sustentável, assim como para o objetivo nacional de alcançar uma redução de 9% de energia em 2020. Queremos ombrear o mais possível com as novas políticas tendentes a uma maior eficiência energética, para bem do ambiente, da economia, enfim, de todos nós”.

Ainda a este propósito, refira-se que o Município de Albufeira possui atualmente na sua frota, um total de oito veículos elétricos (seis viaturas e dois motociclos) estando prevista a aquisição de outras tantas, mediante concurso publico já lançado.

Por: CM Albufeira

orma a integrar o Programa Nacional de Sapadores Florestais para a próxima época. O Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé ficará, assim, dotado de uma estrutura operacional de apoio, prevenção e resposta adequada às exigências, tendo em conta que cerca de 40% do total da área do Concelho de Loulé,  o maior da região do Algarve,  é ocupado pelas classes de perigo florestal muito elevada.

 

Por: CML/GAP /RP