ODEMIRA PROMOVE SEMANA GASTRONÓMICA DO POLVO

11:59 - 29/05/2019 ALENTEJO
O Município de Odemira vai promover uma Semana Gastronómica do Polvo, entre os dias 3 a 9 de junho, e que conta com a adesão de 16 restaurantes do concelho, nas localidades de Boavista dos Pinheiros, Longueira, Odemira, S. Luís, Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar.

O Polvo do Sudoeste pode ser apreciado como ingrediente principal, em diversas formas de confeção, nos restaurantes aderentes.

Serão vários os pratos de polvo disponíveis nas ementas dos restaurantes O Josué e João da Longueira (Longueira), Oásis (Praia das Furnas), Fonte Férrea, O Escondidinho do Poço e O Tarro (Odemira), O Bernardo e o O Jaime (Boavista dos Pinheiros), Costa Alentejana, Cervejaria o “I”, O Martinho, SunSet e Ponto e Virgula (Zambujeira do Mar), Sacas (Entrada da Barca), Tasca do Largo (Vila Nova de Milfontes) e Destiltasca (S. Luís).

O polvo poderá ser provado das mais diversas formas: arroz de polvo, em cataplana, polvo à bolhão-pato, à pescador, à Bulhão Pato, à lagareiro, frito, grelhado, assado no forno, de feijoada, de caldeirada, de fricassé, de tomatada, polvo panado, carpaccio de polvo ou ainda na tradicional salada de polvo.

Com esta iniciativa a autarquia pretende valorizar um dos melhores produtos da costa odemirense: os polvos capturados na região, de enorme qualidade e de variadíssimas utilizações gastronómicas. A especificidade de habitat aliada à diversidade de alimento dá ao polvo do Sudoeste Alentejano características organoléticas ímpares ao nível de textura e sabor, tornando-o num dos produtos mais apreciados e procurados.

 

Por: CM Odemira