Novo parque temático de escultura em areia abre em Lagoa

09:05 - 03/06/2019 LAGOA
A SandCity é um novo parque temático no Algarve que abre ao público no próximo sábado, dia 8 de junho, apresentando a maior e mais variada exposição de esculturas em areia já realizada em Portugal.

São 50 mil toneladas de areia esculpidas sob o tema “A Volta ao Mundo”, com esculturas que representam a arquitetura, a cultura, a fauna e a flora dos cinco continentes e cenas do imaginário ligadas às viagens e aos viajantes.

Esta “cidade de areia” foi esculpida por 57 artistas de várias nacionalidades que, durante três semanas, deram forma em areia a animais, monumentos e pessoas do mundo inteiro, criando cerca de 80 cenas distintas.

Cristiano Ronaldo ao lado de Fernando Pessoa e da Torre de Belém, o Papa Francisco a andar de Vespa, Nelson Mandela na África do Sul, O Dalai Lama no Tibete ou a Rainha Isabel II a tomar chá ao lado do Big Ben, na escultura dedicada a Inglaterra, são algumas das cenas fruto da interpretação dos artistas e da conceção artística da exposição

O mar teve direito a uma zona à parte, em que se podem ver esculpidos os mais variados ambientes marinhos e uma interpretação do problema do lixo nos oceanos.

Também as crianças têm um espaço de esculturas que lhes é dedicado, com histórias de viagens e várias figuras do imaginário infantil de várias gerações como o Principezinho, Dumbo, o Paddigton, o Mogli, a Branca de Neve ou o Homem-Aranha.

Os escultores de areia vieram de vários países da Europa, da Turquia, do Brasil, do Canadá e da Austrália e muitos deles são vencedores de prémios em escultura de areia e gelo e já realizaram obras notáveis nestas novas formas de expressão artística.

A SandCity é o novo projeto da empresa Prosandart que durante os últimos dezassete anos produziu o FIESA (Festival Internacional de Esculturas em Areia), que foi considerada a maior exposição de esculturas em areia já edificada em todo o mundo.

Este novo parque temático de escultura em areia está situado entre a rotunda principal de Lagoa e a rotunda de Porches, ocupa agora uma área de cerca de 6 hectares, onde existem vários espaços de lazer e de restauração, além de workshops de esculturas em areia e várias atividades de cariz artístico, cultural e ambiental que serão desenvolvidas durante o verão.

A SandCity estará aberta ao público até 30 de novembro, para já entre as 10:00 e as 22:00h, podendo ser visitada de dia e de noite, quando as esculturas são iluminadas por jogos de luzes.

 

Por: Prosandart