Câmara de Monchique lamenta morte do historiador José Rosa Sampaio e vai editar uma Antologia do seu trabalho em sua homenagem

16:54 - 21/06/2019 MONCHIQUE
A Câmara Municipal de Monchique vem manifestar publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento de José Rosa Sampaio, investigador, professor e jornalista, e endereçar à família e aos amigos as mais sinceras e sentidas condolências, próprias destes momentos de tristeza.

José Rosa Sampaio nasceu em Monchique a 13 de julho de 1949. Foi professor de História e colaborou no jornal de Monchique e do Barlavento, onde publicou artigos sobre a história do concelho. Editou vários livros onde se destaca “Monchique na primeira República” e as monografias de Marmelete e Alferce.

Para além de todas as facetas e qualidades pelas quais ficou publicamente reconhecido, é notória a dedicação, interesse e amor a Monchique e às suas gentes.

José Rosa Sampaio morre aos 69 anos, vítima de doença prolongada e deixa uma notável obra que o Município de Monchique quer, de acordo com vontade expressa pela mesmo e que deverá ser validada pela família, editar uma antologia/coletânea com todos os seus trabalhos, até porque a maior parte da sua obra se encontra publicada em pequenas edições de autor.

Consideramos que uma das melhores formas de homenagear um historiador como foi José Rosa Sampaio é continuar o seu trabalho e torná-lo de fácil acesso a todos quantos queiram valorizar e continuar a escrever as páginas da História do concelho de Monchique, do seu património e da sua etnografia.

 

Por: Município de Monchique