Apelido Negrone

16:45 - 18/08/2019 OPINIƃO
GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Originários de Locarno, atualmente na Suíça, os Negrone chegaram a Génova por volta de 1030…

Filipo Negrone foi um dos 28 senadores (1339-1353) da Sereníssima República de Génova e tomava partido pela facção Gibelina. “Guelfos” e “Gibelinos” originaram-se após o Imperador Henrique V (1081-1125) do Sacro Império Romano Germânico morrer sem deixar herdeiros directos. Surgiu então um conflito na disputa pela sucessão do Sacro Império. O Papa apoiava a Casa Lombarda de Welf “Guelfo”, enquanto os Gibelinos eram partidários da casa Suábia da Dinastia de Hohenstaufen, senhores do Castelo de Waiblingen (de onde provém a palavra “Gibelino”)…

Os filhos de Filipo Negrone e de Catarina, sua esposa – Gregório, Giovani e Cosma formaram ramos distintos da família.

O apelido (Armorial Lusitano, 1961) veio para a Península Ibérica a partir de Génova. Os irmãos Bartolomeu Negrone e João Baptista Negrone, naturais daquela República, viviam em Sevilha no reinado de D. Filipe I de Castela (1504-1506), onde deixaram muita descendência.

Os Negrão terão chegado a Portugal vindos da Andaluzia, considerando que os brasões (fig.) são semelhantes. Não constam nas Actas de Vereação de Loulé (1384-1525), mas no século XVI já estavam disseminados no Algarve:

- De Moncarapacho, Maria Negroa casou em 1581; e Bárbara Negroa, conterrânea e contemporânea da Maria, foi casada com Pedro Fernandes, sombreireiro de profissão…

- António Dias Negrão casou com Catarina Álvares, em Porches, pela mesma altura das anteriores Maria e Bárbara…

- Maria Negroa, filha de António Gonçalves e de Domingas Nunes, casou com Manuel Gonçalves (filho de Domingos Fernandes e de Isabel Gonçalves). Maria era natural de Martim Longo mas veio casar em 1653 a S. Clemente (Loulé) e faleceu em “Vale d’Égoas” em 1677, deixando o marido como testamenteiro (http://gw.geneanet.org/)...

- André Rodrigues Negrão, filho de Vicente Fernandes e de Margarida Rodrigues, casou com Margarida Nobre (filha de Bartolomeu Dias e de Maria Nobre), na Guia em 1695…