JUVENIS E INICIADOS DO LOULETANO NOS CAMPEONATOS NACIONAIS DE FUTEBOL

10:06 - 06/08/2019 OPINIÃO
Por Luís José Pinguinha | Vice-presidente do Louletano | FUTEBOL | Acompanhando as jovens promessas do Louletano | pinguinhaluisjose@gmail.com

Fruto de uma boa performance alcançada, dentro das quatro linhas, pelas equipas de Juvenis (2002) e de Iniciados (2004) durante a pretérita época de 2018/2019, a qual se traduziu na conquista dos títulos distritais daqueles dois escalões, o Louletano DC disputará na presente temporada os Campeonatos Nacionais de Juvenis e de Iniciados.

Perante este cenário, é normal que se pergunte: que prestação competitiva se pode esperar das equipas do Louletano DC nestas competições que são só as do patamar mais alto que há em Portugal?

Para que se tenha uma noção mais concreta do grau de dificuldade inerentes às mesmas, vejamos o seguinte: os seniores do Louletano DC disputam o Campeonato de Portugal. Nesta competição descem de divisão as equipas classificadas entre o 89º e o 108º lugares do futebol sénior nacional (senão vejamos: 18 da I Liga + 18 da II Liga + 52 do Campeonato de Portugal que não descem, o que soma 88). No Campeonato Nacional de Iniciados descem as equipas classificadas entre o 51º e o 72º lugares e no Campeonato Nacional de Juvenis descem as equipas classificadas entre o 31º e o 48º posto. Quer isto dizer que para não descer de Divisão os Iniciados do Louletano (2005) têm de se afirmar como uma das 50 melhores equipas portuguesas e os Juvenis (2003) uma das 30 melhores.

Conhecendo-se o elevado nível do futebol português no contexto mundial e considerando que, por exemplo, a equipa de Juvenis do SL Benfica, com quem o Louletano terá de medir forças, é, indubitavelmente, uma das melhores do mundo, entende-se que a tarefa do Louletano é…hercúlea.

Missão impossível evitar a descida de Divisão? Quase…mas constatando o nível qualitativo e a alma empática, solidária e guerreira das equipas técnicas e dos jogadores que compõem os plantéis de Juvenis e de Iniciados do Louletano, temos de acreditar no impossível.

 

 

Notas:

1. Refira-se que na próxima época a estrutura competitiva destes escalões será alterada, já que serão criadas as 1ªs e 2ªs Divisões Nacionais de Juvenis e de Iniciados. É, sem dúvida, mais um incentivo: quem não descer disputará na próxima época a 1ª Divisão da categoria, ou seja, uma autêntica Super Liga nacional. Quem descer manter-se-á não o fará para os Distritais mas, e sim, para a 2ª Nacional.

2. Filipe Pinguinha (Nível II da FPF) é o Treinador Principal da equipa de Juvenis, sendo coadjuvado por Bruno Guerreiro (Nível II) e por Edgar André (Nível I e Psicólogo); Paulo Cavaco (Nível II) é o Treinador Principal de Iniciados tendo como adjunto Carlos Simões (Nível I e Enfermeiro). Pisco Santos treina os Guarda-Redes de ambas as equipas.