Portimão associa-se à campanha Setembro

16:45 - 10/09/2019 PORTIMÃO
Amarelo com o objetivo de consciencializar a população para a temática da prevenção do suicídio Ações de sensibilização; decoração de edifícios públicos; exposição; passeio de bicicleta «pedalar pela Vida»

Durante este mês Portimão irá viver a campanha «Setembro Amarelo» e associar-se ao evento «Setembro – Mês da Prevenção do Suicídio», através de um conjunto de atividades e ações de sensibilização dinamizadas pelo Serviço de Psiquiatria da Unidade Hospitalar de Portimão, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), com o apoio do Município de Portimão.

Por estes dias vários edifícios públicos irão colocar faixas amarelas nas suas fachadas, nomeadamente o edifício dos Paços do Concelho; Centros Comunitários da Cruz da Parteira e da Coca Maravilhas e Centro de Convívio Sénior de Portimão; Aldeia das Sobreiras e do Bairro do Pontal; CPCJ- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Portimão e os edifícios das Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande, enquanto que o Museu de Portimão ficará iluminado em tons de amarelo,   num alerta para esta campanha de prevenção do suicídio.

O «Mês da Prevenção do Suicídio» tem o objetivo de sensibilizar a população para a temática do suicídio, um problema com alguma relevância no Algarve. As iniciativas em Portimão fazem parte da campanha organizada a nível mundial pela Associação Internacional da Prevenção do Suicídio, que tem o apoio em Portugal do Plano Nacional de Saúde Mental, da Sociedade Portuguesa de Suicidiologia e do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio (PNPS) da Direção-Geral da Saúde.

Com o objetivo de transmitir conhecimentos sobre a temática, as Equipas Comunitárias de Saúde Mental irão realizar diversas ações de sensibilização junto da comunidade em geral e em particular junto da comunidade escolar, estando agendadas em Portimão ações no Mercado de Portimão, no próximo dia 20 e a 30 de setembro, uma ação na Escola Manuel Teixeira Gomes em Portimão. 

Durante todo o mês, está patente uma exposição no átrio da Unidade Hospitalar de Portimão, com informação sobre depressão, prevenção do suicídio e redução do estigma na doença mental.

Ainda no âmbito desta campanha de sensibilização Portimão será ponto de partida para realiza-se o 1º Passeio de Bicicleta «Pedalar pela Vida», integrado na iniciativa mundial «Cycle around the globe», que terá duas etapas, marcadas para 14 e 21 de Setembro, a primeira etapa irá ligar Portimão e Monchique, passando pelos concelhos de Lagoa e Silves, enquanto que a segunda etapa ligará Portimão a Sagres, com paragem em Lagos e Vila do Bispo. Esta iniciativa tem ainda a chancela de Portimão Cidade Europeia do Desporto e tem inscrições gratuitas através da página de FB  www.facebook.com/AgarraAVida201.

Para encerrar a iniciativa, no Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala a 10 de outubro, será realizado um debate público sobre a «Promoção da Saúde Mental e Prevenção da Depressão e Suicídio», no Teatro Municipal de Portimão (TEMPO), entre as 18 e as 20 horas.

 
 
Por: C.M. Portimão