Lagos «caminha connosco» na Semana Europeia da Mobilidade

09:07 - 11/09/2019 LAGOS
A par de várias cidades da Europa, a ação promovida pela Comissão Europeia e pelo Município de Lagos terá lugar entre 16 e 22 de setembro em todo o Concelho com o intuito de sensibilizar os cidadãos para o uso de meios de transporte mais sustentáveis, unindo esforços para tornar a cidade mais saudável, acessível e amiga do Ambiente. O tema de 2019 é «Caminha Connosco».

A Câmara Municipal de Lagos volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade, apresentando uma série de iniciativas que visam alertar os munícipes para os impactos ambientais na saúde e nas áreas urbanas e procurando apresentar soluções de mobilidade alternativas e sustentáveis. Nesse sentido, numa colaboração com várias entidades locais, o Município apresenta uma série de iniciativas entre 16 e 22 de setembro, culminando com o Dia Europeu Sem Carros, a 22, em que se desafia os lacobrigenses e os visitantes a deixar o carro em casa e a utilizar veículos menos poluentes ou até mesmo aproveitar o tema de 2019, “Caminha connosco”, passeando pelo Concelho.

Algumas das iniciativas passam pelo tema escolhido especificamente para a cidade de Lagos, “Caminhar e Pedalar em Segurança”, em que alguns espaços comerciais de venda e aluguer de bicicletas terão vários descontos e preços convidativos. Em adição, no dia 22, Dia Europeu Sem Carros, os residentes de Lagos terão aluguer gratuito nos estabelecimentos Lagos Bike Tours e Rent a Bike – Passeios do Sudoeste. No dia 17 de setembro, entre as 10H e as 17H, o Centro Ciência Viva de Lagos vai promover uma série de atividades ligadas ao desporto. Numa iniciativa do Serviço de Psiquiatria da Unidade Hospitalar de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, e integrado no Setembro Amarelo – Prevenção do Suicídio, Lagos servirá como ponto de passagem para o Cycling around the Globe no dia 21 de setembro, um passeio de bicicleta entre Portimão e Sagres que visa sensibilizar para a problemática.

As caminhadas terão destaque nesta semana com passeios pedestres pela cidade, entre 16 a 20 de setembro (15H30 às 17H), num percurso de 4,1 km adequado a toda a família intitulado “Lagos dos Descobrimentos”, tendo como ponto de encontro a Praça Gil Eanes. No dia 22, entre 17H e as 20H, e à semelhança do ano anterior, terá lugar uma caminhada ao pôr-do-sol, do Anel Verde aos Passadiços da Ponta da Piedade, onde não faltarão atividades físicas, sessões de Tai Chi e um Sunset Drink junto ao Farol.

Os mais jovens terão várias vantagens que visam o incentivo da utilização de bicicleta, skate, patins e trotinete. Os alunos de 2º e 3º ciclos da Escola das Naus e Tecnopolis terão direito a brindes e ofertas caso utilizem esses meios de transporte até à escola. No dia 21, terão também direito a participar numa demonstração e convívio de skaters no Skate Parque de Lagos.

Para promover a atividade desportiva dos munícipes, os utentes que chegarem a pé ou de veículo não motorizado ao Complexo Desportivo de Lagos poderão utilizar alguns serviços gratuitamente e terão ainda desconto na mensalidade de outubro.

Ao longo de toda a semana, o transporte urbano A Onda será gratuito, sendo que no dia 22, também o Comboio Turístico de Lagos será grátis para passeios pela cidade.

Participe nas várias atividades da Semana Europeia da Mobilidade entre 16 e 22 de setembro e contribua para um estilo de vida mais saudável e uma cidade mais amiga do Ambiente.

 

Para inscrições nas várias atividades da Semana Europeia, envie email para desporto@cm-lagos.pt

Consulte o programa aqui

 

Por: CM Lagos