Incêndios: Alcoutim e Castro Marim no distrito de Faro em risco máximo

09:05 - 16/09/2019 ATUALIDADE
Os concelhos de Alcoutim e Castro Marim, no distrito de Faro, apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também quase 30 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Faro, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Leiria, Coimbra, Aveiro e Viseu em risco muito elevado de incêndio.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado e condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada, em especial no interior e durante a tarde.

Está também previsto vento fraco, soprando por vezes moderado do quadrante leste nas terras altas até ao início da manhã.

A previsão aponta ainda para possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro na faixa costeira e pequena descida de temperatura no litoral.

Na região sul prevê-se céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até meio da tarde.

Durante a tarde, está previsto um aumento de nebulosidade nas regiões do interior.

O IPMA prevê também vento fraco, soprando por vezes moderado do quadrante oeste nas terras altas a partir do final da tarde, neblina ou nevoeiro matinal no litoral oeste e pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 15 graus Celsius (na Guarda, Viseu, Bragança, Setúbal e Évora) e os 19 (em Faro) e as máximas entre os 22 (na Guarda) e os 33 (em Santarém).

 

Por: Lusa