JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO

15:32 - 20/09/2019 FARO
Artes, património e lazer dão o mote para um programa diversificado e a pensar em todas as idades
As Jornadas Europeias do Património têm data marcada para os dias 27, 28 e 29 de Setembro, este ano inspiradas no tema Artes, Património, Lazer.

Como vem sendo hábito o Museu Municipal de Faro associa-se a este evento, que celebra os valores culturais das localidades e que incentiva a comunidade a descobrir algumas das principais riquezas patrimoniais do seu território. O cartaz, a pensar em todas as idades e na pluralidade territorial do concelho, desde a cidade ao interior, convida a entrar em igrejas e a estar perto de casas tradicionais, sempre em ambiente descontraído.

A ermida de Santo António do Alto, recentemente recuperada pelo Município e aberta ao público de terça a sábado, vai estar em evidência durante o dia 27 de setembro, primeiro com os serviços educativos do Museu Municipal e do Museu Regional, que vão receber as escolas para uma lição sobre a arte deste edifício religioso e o seu passado militar, mas também para relembrar as festas do santo padroeiro e as brincadeiras de namoricos que se faziam entre os mais jovens. À tarde, a partir das 18:30, a visita é mais a sério. Orientada por Jorge Manhita e Carla Guerreiro, técnicos do Museu Municipal, todos os interessados podem ficar a saber mais desta ermida de origens medievais, da sua reconstrução barroca e também do antigo museu antonino. Os mais corajosos, no fim, podem subir ao miradouro e apreciar as vistas únicas à volta da cidade. A tarde termina com música e uma bebida, brindando ao património e à arte.

O mosaico romano do Deus Oceano, classificado Tesouro Nacional em 2018, é o protagonista de uma publicação que vai ser apresentada no sábado, dia 28 de Setembro a partir das 17 horas, outro dos momentos altos deste programa. Esta publicação, uma das poucas em falta para as salas de exposição permanentes do Museu Municipal de Faro, reúne ao longo de quase uma centena de páginas os contributos de prestigiados investigadores do período romano, atualizando teorias deste magnífico pavimento e de todas as peças que lhe fazem companhia.

No domingo, dia 29 de Setembro, pelas 10 da manhã, o ponto de encontro é em Santa Bárbara de Nexe para um percurso pela arquitetura tradicional mediterrânica, entre casas em ruínas e desabitadas, em tempos ligadas a modos de habitar e de construir muitos específicos no Barrocal algarvio. Esta visita, que pede roupa e calçado confortáveis, leva-nos pela mão de Miguel Reimão Costa, arquiteto e professor na Universidade do Algarve, ao interior destas habitações e às suas açoteias, confirmando a beleza das paisagens envolventes e a razão da sua existência naquele local.

Estas jornadas são uma organização da autarquia de Faro e do Museu Municipal de Faro, apoiada pela Universidade do Algarve e pela Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe. Para mais informações ou esclarecimentos sugere-se a consulta do programa destas jornadas ou o contacto direto com o Museu Municipal de Faro por email, telefone ou pelas redes sociais.

 
 
Por: CM Faro