O que fazer para garantir os serviços de limpeza num condomínio?

15:44 - 04/12/2019 ATUALIDADE
Todos nós gostamos de viver num sítio limpo e funcional. Mas quando isso diz respeito ao edifício onde se vive nem sempre é fácil acautelá-lo.

 Muitos condomínios acabam por decidir recorrer a uma empresa profissional que preste estes serviços. Há, no entanto, cuidados e regras a ter em conta que hoje explicamos no artigo da Deco Alerta. Esta rubrica semanal é destinada a todos os consumidores em Portugal, sendo assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Envia a tua questão para a Deco, por email para decolx@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Ficou deliberado na nossa última assembleia de condóminos entregar a tarefa da limpeza do condomínio a uma empresa profissional. Assim, solicitamos os vossos conselhos e informação sobre as nossas obrigações para com essa empresa.  

A vossa decisão é bastante comum. Na verdade, compete à administração do condomínio assegurar a limpeza regular, eficaz e segura dos espaços comuns do prédio, mas é frequente que essa tarefa seja entregue a mão-de-obra externa. Referimo-nos à contratação de um funcionário dedicado a essa tarefa ou de uma empresa especializada na área.  

A administração do condomínio fica, pois, obrigada a confirmar o cumprimento rigoroso de determinados cuidados sempre que se verifique o serviço de limpeza. Recordamos-te que manter um condomínio limpo ajuda na conservação e durabilidade da estrutura do edifício, bem como afasta doenças que podem vir a afetar todos aqueles que compartilham esse ambiente. 

A segurança dos condóminos deve estar garantida, pelo que terão de verificar se os métodos de limpeza e os produtos utilizados são adequados às tarefas de forma a higienizar bem o local assim como evitar queimaduras, irritações e intoxicações. Deve ser, também, utilizada sinalética apropriada que indique que o piso pode estar escorregadio ou molhado.  

Portanto, antes de contratarem a empresa deverão averiguar sobre a especialização dos funcionários responsáveis por esta tarefa, pois só eles estão preparados para a função e realmente informados sobre os produtos a utilizar, sobre o seu correto acondicionamento nas suas embalagens originais e na sua arrumação em local apropriado, fechado e seguro, longe da humidade, do calor excessivo e do alcance das crianças.  

Independentemente do tamanho do condomínio, para se manter as diferentes áreas comuns sempre limpas, é muito importante, para além de bons profissionais, ter um planeamento das limpezas, com um calendário e lista de tarefas para otimizar tempo e trabalho, e produtos adequados a cada processo. Estas são obrigações da administração do condomínio. 

 

Por: Idealista