MUNICÍPIO DE SILVES ASSOCIA-SE A MAIS UMA EDIÇÃO DAS JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO

09:45 - 26/09/2019 SILVES
Sob o mote «Artes, Património, Lazer», a Câmara Municipal de Silves volta a associar-se às Jornadas Europeias do Património através da dinamização de um programa especial que decorrerá de nos dias 27 e 28 de setembro e que ...

 contemplará ateliês, apresentações públicas, música, exposição e uma ação de responsabilidade social.

O primeiro dia de atividades começa com o ateliê «Um dia com o oleiro da Mouraria». A iniciativa é dirigida aos alunos do 1.º ciclo e terá lugar no Museu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS), pelas 10h00. Também à mesma hora abrirá ao público a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos de artes da Escola Secundária de Silves, no âmbito da iniciativa “Ilustrar o Centro Histórico” e incluirá a distribuição de postais dos referidos trabalhos, no Largo do Município.

Da parte da tarde os alunos do 2.º ciclo poderão ser antropólogos por um dia. A atividade terá início pelas 14h00, no MMAS. Ainda neste espaço museológico decorrerá a apresentação da Rota das Ermidas, pelas 18h00. Uma hora mais tarde, as Portas da Almedina serão palco da apresentação pública da sinalética informativa alusiva aos monumentos classificados de âmbito nacional do concelho.

As atividades deste dia culminarão com um concerto da Orquestra de Jazz do Algarve na Igreja da Misericórdia de Silves, onde atuará um duo, pelas 21h30.

A programação das Jornadas Europeias do Património, em Silves, terminará no dia 28 de setembro, com a ação de responsabilidade social «Limpeza da Necrópole da Amorosa». A iniciativa, dirigida a famílias, decorrerá entre as 9h00 e as 15h00, e requer inscrição prévia até dia 26 de setembro.

Relembramos que as Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de meia centena de países, e visam a sensibilização dos cidadãos europeus para a importância da salvaguarda do Património. A nível nacional este evento é coordenado pela DGPC, que também define o tema anual, e conta com a participação várias centenas de entidades públicas e privadas, contemplando a realização de um sem número de atividades, acessíveis gratuitamente ao público, na sua grande maioria. Nesta edição «Artes, Património, Lazer» é o tema central, e pretende, segundo a DGPC, «destacar as muitas facetas do património ligadas às artes, como fonte de entretenimento, e ao lazer, que nos permitem a todos viver outras dimensões da vida quotidiana, apropriando-nos de uma parte da cultura, tornando-nos autores, especialistas, guardiões e protagonistas».

Por: CM Silves