Incêndios: Dezoito concelhos de seis distritos em risco máximo

09:33 - 09/10/2019 ATUALIDADE
Dezoito concelhos dos distritos de Faro, Beja, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Guarda apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo estão os concelhos de Aljezur, Monchique, Silves, Tavira, Castro Marim, Alcoutim (Faro), Odemira (Beja), Abrantes, Mação, Sardoal (Santarém), Gavião, Marvão, Nisa (Portalegre), Vila de Rei, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Penamacor (Castelo Branco) e Sabugal (Guarda).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental, exceto Viana do Castelo e Braga, em risco muito elevado e elevado de incêndio.

Nos próximos dias, o risco de incêndio vai manter-se muito elevado, sobretudo no sábado, devido às temperaturas máximas que vão estar acima dos 30 graus em algumas zonas do continente, no final da semana.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, temporariamente com períodos de maior nebulosidade nas regiões Norte e Centro até ao início da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, temporariamente de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, por vezes com rajadas até 75 quilómetros por hora.

A previsão aponta ainda para uma pequena descida da temperatura mínima e descida da máxima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 09 graus Celsius (na Guarda) e os 17 (em Faro) e as máximas entre os 20 (na Guarda) e os 29 (em Évora, Beja e Castelo Branco).

 

Por: Lusa