Fotos: RUI PEDRO GODINHO
LOULETANA LEONOR COELHO, CAMPEÃ DE PORTUGAL DE DRESSAGE

11:21 - 23/10/2019 LOULÉ
Escalão de Iniciados - Nível Elementar

Foi no passado fim de semana, dias 04, 05 e 06 de Outubro, que decorreu a Final do Campeonato de Portugal de Dressage (Ensino), na Sociedade Hípica Portuguesa, em Lisboa, organizada também com o apoio da Dressage First.

Leonor Coelho e o seu fiel amigo Biomundo, um Puro Sangue Lusitano, nascido em 2006 na Coudelaria de Alter Real, treinados pela cavaleira profissional Iris Miranda (a sua madrinha da Equitação, tal como carinhosamente Leonor a batizou) haviam conseguido, ao longo da presente época desportiva, os apuramentos necessários para estarem presentes na Final do Campeonato de Portugal e disputarem assim o título Nacional do nível Elementar, no escalão de Iniciados.

A primeira prova, a Elementar 1, ocorreu no dia 04 de Outubro tendo resultado um 1º lugar, com uma pontuação final de 66,438%. No segundo dia de provas, o conjunto realizou a prova Elementar 2, conseguindo novamente ser o melhor conjunto da categoria em pista com 67,367%. Assim, ao fim do segundo dia de competição o conjunto detinha já liderança destacada com uma vantagem de mais de 7,00 pontos para o segundo classificado. A Final culminou com a prova Elementar 3, obtendo novamente o 1º lugar do pódio, com 66,967%, em que um dos juízes (de um total de 5) lhes atribuiu 71,00%. Dos três dias de prova, resultou que o conjunto Leonor Coelho & Biomundo totalizasse 200,772 pontos.

Deste modo, Leonor Coelho, a jovem atleta Louletana de apenas 10 anos, sagrou-se Campeã Nacional de Ensino 2019, no escalão de Iniciados. Já o seu cavalo, um Puro Sangue Lusitano, Biomundo é Bicampeão Nacional, uma vez que no ano transato, Biomundo havia sido Campeão de Portugal, da mesma modalidade, no nível Complementar com a cavaleira Filipa Bico, no escalão Sénior.

Recorde-se que, Leonor começou a demonstrar a sua grande paixão pelos cavalos, com apenas 2 anos de idade. Aos 6 anos, teve as primeiras aulas de equitação e desde então a paixão que nutre pelo mundo equestre não parou de aumentar.

Com apenas 8 anos, estreou-se no mundo da competição. Em 2018, foi debutante e disputou o Campeonato Regional de Ensino do Algarve no nível Preliminar, dentro do seu escalão. No seu primeiro ano de competição, Leonor sagrou-se Campeã Regional de Ensino do Algarve 2018. Resultante desse título, ficou qualificada para participar no Campeonato de Portugal de Dressage Open 2018, onde se disputou com adultos e profissionais e honrou um magnífico 5º lugar.

Após essa conquista, Leonor percebeu que pretendia evoluir mais e que para isso teria de ter o seu próprio cavalo e teria de ter aulas e receber orientações de alguém muito profissional. Os seus pais Sónia e Victor Coelho, sempre presentes na vida das suas duas filhas, não hesitaram e concretizaram o sonho de Leonor ao adquirirem o PSL Biomundo, inteiramente escolhido e selecionado pela jovem cavaleira. Assim, desde Dezembro de 2018, Leonor é aluna da cavaleira profissional Iris Miranda, uma das responsáveis pelo Lusitanus Dressage Team e em Janeiro de 2019, este conjunto foi selecionado para integrar a Lusitanus Miranda Dressage Team.

O trabalho tornava-se cada vez mais sério, cada vez mais exigente, mas a grande Paixão da Leonor pelo mundo da Equitação sempre lhe permitiu gerir os treinos com as aulas (aluna do Colégio Internacional de Vilamoura) e com a Catequese (Paróquia de Quarteira). Abdicar das brincadeiras, próprias para a sua idade, nunca foi um problema para a Leonor, uma vez que já encara o seu percurso com bastante seriedade e espírito de sacrifício.

Em Fevereiro de 2019, encara a sua primeira prova, do nível Elementar, com o seu fiel Amigo. O conjunto estreou-se no Campeonato Regional de Ensino do Algarve, no Clube Hípico Santa Isabel, na Penina. Nesse fim de semana de provas, resultaram dois 1ºs lugares. Após essas provas, a sua treinadora Íris Miranda, decidiu testar a performance do conjunto na Competição ao nível Nacional, deixando para trás a participação no Regional do Algarve com o cavalo Biomundo.

A partir daí, o resultado foi sempre muito positivo, pois prova após prova, um pouco por todo o país, as pontuações obtidas eram sempre superiores às anteriores.

Leonor acabou ainda por participar no Campeonato Regional do Algarve montando Vogal (propriedade da sua treinadora), onde se sagraram Vice-Campeões do Algarve 2019, no nível Elementar e tenho conseguido apuramento para o Campeonato de Portugal de Dressage Open de Portugal, que irá decorrer no final do mês de Outubro em Lisboa. Para essa mesma prova, Leonor tem também assegurada a sua qualificação com o seu cavalo.

A Lusitanus Miranda Dressage Team esteve presente no Campeonato Nacional de Ensino com a Cavaleira Leonor Coelho acompanhada pela sua Treinadora Iris Miranda, João Pedro Miranda, Bernardo Miranda, Matilde Miranda, bem como os seus pais Sónia e Victor Coelho e a sua irmã Laura Coelho. Com vista a apoiar este conjunto, seguiram viagem do Algarve, a sua madrinha Elodie Coelho e a sua filha Alice, juntamente com Paulo Coelho.

Fotos . Rui Pedro Godinho