«O NASCIMENTO E AFIRMAÇÃO DE LOULÉ NO CONTEXTO DO AL-ANDALUS E DO MAGREBE» EM CONFERÊNCIA NO ARQUIVO DE LOULÉ

12:29 - 14/10/2019 ATUALIDADE
No próximo sábado, 19 de outubro, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé, tem lugar mais uma sessão de «O Documento que se segue». Este mês o orador será Fernando Branco Correia que irá falar sobre «O nascimento e afirmação de Loulé no contexto do al-Andalus e do Magrebe».

Uma cidade não nasce por acaso. E Loulé é das poucas cuja origem como núcleo urbano assenta nos séculos de existência do al-Andalus, ou seja, durante os séculos em que parte da Península Ibérica teve uma sociedade de matriz árabe-islâmica. Há referências a al-ʿUlyà - identificada como Loulé - nos séculos XII-XIII, em autores como Ibn Saʿīd al-Maghribī e ʿAbd al-Wāḥid al-Marrākushī. Mas há testemunhos de dinamismo em fases anteriores como, por exemplo, no Cerro da Vila (Vilamoura) e conhecem-se místicos da região com relevo no contexto peninsular.

Fernando Branco Correia é Doutorado com dissertação sobre “Fortificações no Ocidente do al-Andalus”. Foi comissário científico da exposição Yabura – Évora islâmica (2015). Recebeu o Prémio Pedro Cunha Serra, em 2014.

Tem lecionado, na Universidade de Évora, História do Mundo Islâmico, História de al-Andalus, Introdução à Língua e Caligrafia Árabe, História da Arte e Cultura Islâmica e Introdução à Arquitetura do Mundo Islâmico (Departamento de Arquitetura, em colaboração). É membro do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades.

Esta sessão é de entrada livre.

 

Por: CML/GAP /RP