ODEMIRA RECEBE SEMINÁRIO SOBRE SOCORRO DE ACIDENTES EM MEIO AQUÁTICO

14:46 - 28/10/2019 ALENTEJO
«Acidentes em Meio Aquático» é o tema do seminário agendado para o dia 9 de novembro, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira.

O socorro e a componente técnica no teatro de operações, o papel dos agentes de proteção civil e da comunicação social nos acidentes em meio aquático serão os grandes temas em debate e reflexão. A organização é da responsabilidade da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira e do Município de Odemira.

Com cerca de 50 km de costa atlântica, com escarpas e falésias, dezenas de praias e areais isolados, com grande presença humana para fruição balnear, caminhadas e pesca desportiva, o litoral odemirense é frequentemente alvo de notícia devido a acidentes em meio aquático. A par da faixa litoral, também a albufeira de Santa Clara e o rio Mira são foco de preocupação para os agentes de socorro e proteção civil.

A sessão de abertura, que terá início pelas 9.00 horas, contará com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira, da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, da Federação de Bombeiros do Distrito de Beja e do Comando dos Bombeiros Voluntários de Odemira.

O primeiro painel de debate será dedicado ao tema «Socorro no Teatro de Operações», com a participação de representantes do Instituto Nacional de Emergência Médica, da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano / Centro de Saúde de Odemira e dos Bombeiros Voluntários de Odemira.

«Componente Técnica no Teatro de Operações»é o tema do segundo painel da manhã, com intervenções do Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo da Marinha Portuguesa, da RESGATE - Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano, da Esquadra 751 da Força Aérea Portuguesa e da Escola Nacional de Bombeiros.

«Papel dos Agentes de Protecção Civil no Teatro de Operações» é o tema que abre a tarde de trabalho, com representantes da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, Autoridade Marítima Nacional, Unidade Especial de Operações Subaquáticas da GNR e Serviço Municipal de Protecção Civil de Odemira.

A fechar o seminário, o painel dedicado à «Comunicação Social no Teatro de Operações» contará com testemunhos de jornalistas da RTP, SIC, TVI e CMTV.

A participação é sujeita a inscrição, até ao dia 31 de outubro, através do e-mail comandante.bvodemira@gmail.com. O evento é inserido comemoração do 84º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Odemira.

 

Por: CM Odemira