Almofada cervical, uma obrigação para a suas viagens

11:28 - 03/11/2019 OPINIÃO
por Miguel Encarnação | Licenciado em Ortoprotesia | Docente Universitário | miguel.encarnacao@live.com

De carro, avião ou de comboio, longas viagens e uma má postura podem-nos levar a um destino doloroso. A almofada cervical de viagem é uma pequena solução para um grande problema. E não pode deixar de estar entre os elementos essenciais para viajar.

Algumas vezes é bastante complicado manter uma postura correta ao viajar durante muitas horas e com fadiga acumulada. Por outro lado, é muito difícil encontrar um assento que atenda às necessidades ergonómicas e de conforto para cada viajante. Devido a isso, temos a tendência de adotar posições que necessariamente nos irão causar dor na zona cervical e tensão nos músculos do pescoço.

O uso de uma almofada cervical de viagem ajuda a manter o alinhamento cervical adequado. Desta forma evita-se tanto a dor de pescoço como a dor de cabeça que, além de tirarem o sono, podem tornar-se incapacitantes e ter repercussões negativas para a saúde.

Almofadas e travesseiros cervicais também evitam possíveis agitações da cabeça causadas por movimentos bruscos ou travagens do veículo. Não é recomendável dormir com a cabeça apoiada apenas no encosto de cabeça ou reclinada na janela. Para estes casos, as almofadas cervicais são aliados perfeitos para evitar contraturas.

Um dos aspetos fundamentais na escolha de uma almofada de viagem é a composição dos materiais pela qual é fabricada. É muito importante optar por materiais hipoalergénicos. É também muito importante que eles nos ofereçam a resistência e conforto que procuramos, aconselhando-se desta forma materiais viscoelásticos.

Este tipo de almofada permite o suporte adequado da coluna cervical, adaptando-se à lordose (curvatura) desta região, com grande comodidade. O seu uso vai prevenir o aparecimento de dores na cervical, bem como, na dorsal superior. Para além disso, esta almofada de viagem é fornecida com uma capa de tecido transpirável e lavável. Esta é uma grande vantagem para a preservar em ótimas condições de higiene.

Não se esqueça, portanto, de acrescentar uma almofada cervical, nos seus pertences, se for viajar. Sendo algo que não ocupa grande espaço, é algo que proporciona bastantes benefícios quando se trata de proteger umas das áreas mais sensíveis do nosso esqueleto. É garantido, seja qual o meio de transporte, que a viajem será bem mais leve, pois vai haver maior descanso e conforto.