ALGARVE VIVE INTENSAMENTE NATAL E RÉVEILLON :: Duas centenas de eventos para desfrutar em dezembro

15:54 - 05/12/2019 ATUALIDADE
ALGARVE VIVE INTENSAMENTE NATAL E RÉVEILLON

Em dezembro, a magia do Natal instala-se no Algarve e a última noite do ano é vivida ao ar livre. É aqui que pode ser visitado o maior presépio do país: 5500 figuras dão vida ao Presépio Gigante de Vila Real de Santo António, ocupando toda a área expositiva do Centro Cultural António Aleixo até 06 de janeiro. Esta verdadeira obra de arte evoca elementos da região e reconstitui episódios associados à quadra natalícia, atraindo todos os anos milhares de visitantes à antiga Vila Pombalina. Não muito longe, outra das atrações de Natal é o Presépio de Sal de Castro Marim, em exposição na Casa do Sal até 06 de janeiro. Mais de 10 toneladas do melhor sal do mundo acolhem 4500 figuras alusivas ao nascimento do Menino Jesus e à cultura local castromarinense.

Além das inúmeras exposições de presépios, que se mostram por toda a região, há muita animação, comidas e bebidas nos tradicionais mercados de Natal, como o Mercado de Natal de Vale do Lobo (dia 07) ou o VILA VITA Christmas Food Market, em Porches, Lagoa (de 20 a 22). À noite, e até ao Dia de Reis, o bom tempo convida a sair e desfrutar das iluminações de Natal, com destaque para os mais de 50 milhões de lâmpadas que enfeitam as ruas das freguesias de Albufeira ou para as luzes que adornam as principais artérias e edifícios de Olhão, incluindo os típicos mercados e o caíque Bom Sucesso, já em plena na ria Formosa.

Os concertos também são clássicos da época: das performances de orquestras às atuações de grupos corais, são muitos os momentos musicais e em cartaz dedicados ao Natal. Como este Concerto de Natal do Coro e Orquestra Clássica do Sul na Igreja do Carmo, em Tavira (dia 22, às 18h00). Outro clássico de Natal é o bailado O Quebra-Nozes, composto por Tchaikovski e inspirado no conto infantil de E. T. A. Hoffmann, que a Companhia de Dança do Algarve interpreta no Teatro das Figuras, em Faro (dia 14, às 21h30, e dia 15, às 16h30).

E o que dizer do já habitual espetáculo de fim de ano do programa cultural «365 Algarve», que este ano leva novo circo em dose dupla a Monchique? Entre 27 de dezembro e 05 de janeiro, duas tendas instaladas no heliporto local são o palco de diversas apresentações de Les Dodos, pela companhia francesa Le P'tit Cirk (às 16h00), e de Forever, Happily..., pela companhia de circo belga Collectif Malunés (às 21h30). Mais informações sobre estes espetáculos e outras propostas culturais para o mês de dezembro no site do programa, em www.365algarve.pt.

Outras localidades algarvias recebem o novo ano com concertos memoráveis ao ar livre, sendo o réveillon de Albufeira um dos mais emblemáticos da região. Batizado de Albufeira Carpe Nox 2020, este será um espetáculo multissensorial único, com cenários em terra, no mar e no ar. Na praia dos Pescadores haverá acrobacias aéreas, fogo-de-artifício no mar e a música de Amor Electro e The Black Mamba para dar as boas-vindas a 2020 à beira-mar.

Estas e outras sugestões na edição de dezembro do Guia Algarve, a agenda de eventos dirigida a residentes e turistas editada mensalmente pela Região de Turismo do Algarve. O guia é uma publicação bilingue (português e inglês), com uma tiragem de 50 mil exemplares e distribuição gratuita nos hotéis, agências de viagens, postos de turismo, aeroporto de Faro, rent-a-car e campos de golfe da região.

 

Por: LPM