Cine Teatro Louletano assinala 90 anos com nova imagem e várias coproduções

13:08 - 19/01/2020 LOULÉ
O Cine Teatro Louletano, em Loulé, assinala os seus 90 anos com uma nova imagem gráfica e uma aposta em coproduções,

que completam boa parte da programação do primeiro semestre do ano, apresentada na terça-feira.

Como disse à Lusa a diretora municipal de Loulé, Dália Paulo, a programação desta temporada, que decorre de janeiro a julho, vai apresentar, entre outros, espetáculos que resultam de mais de uma dezena de coproduções com companhias nacionais, em várias áreas artísticas.

Um concerto que vai juntar o Trio de Jazz de Loulé ao músico Jorge Palma, no dia 25 de abril, e outro que reúne o Conservatório de Música de Loulé e a soprano Sofia Escobar, no dia 20 de maio, são dois exemplos de coproduções promovidas pelo Cine Teatro.

«Podíamos apostar mais em programação de 'compra', mas não teríamos o impacto desejado e achamos que o Cine Teatro não precisa de concorrer para isso, mas sim apresentar uma programação complementar», referiu, sublinhando que um dos objetivos é «tirar os parceiros da sua zona de conforto».

A inauguração oficial do teatro aconteceu a 19 de abril de 1930, mas a sala de espetáculos, que conta com 314 lugares, abriu ao público a 15 de março do mesmo ano, com a exibição de cinema.

Para assinalar ambas as datas, a programação no dia 15 de março incidirá no cinema, centrado na temática da inteligência artificial, e no dia 19 de abril haverá um baile em palco, com a Orquestra de Jazz do Algarve, em que se pretende recriar os anos 1930, contou Dália Paulo.

Em fevereiro arranca o ciclo «Implikação», com a peça «Canto da Europa», escrita e encenada por Jacinto Lucas Pires, a primeira de quatro peças que serão antecedidas de um debate sobre a temática que abordam.

No mesmo mês, no dia 14, o palco da sala de espetáculos volta a receber um jantar de S. Valentim, ao som do piano e da voz de Ricardo Martins.

Segundo Dália Paulo, um dos espetáculos internacionais previstos para esta temporada é um tributo a Chico Buarque, no dia 21 de abril, dias antes de o músico e escritor brasileiro receber em Portugal o prémio Camões, a 25 de abril.

Aquela responsável destacou ainda a realização, em junho - no Conservatório de Música de Loulé, que abriu há dois anos, e no Cine Teatro -, das provas eliminatórias da 34ª edição do Prémio Jovens Músicos, promovido pela Antena 2.

Pela sala de espetáculos de Loulé vão ainda passar eventos integrados em festivais e também na programação do 365 Algarve, programa cultural promovido pelo Turismo de Portugal e que se desenvolve durante a época baixa.

Por: Lusa