Projeto 100% Local continua em Janeiro com o mote: «A defesa do planeta começa no seu prato: coma local, coma sazonal»

13:05 - 20/01/2020 SÃO BRÁS DE ALPORTEL
A Associação In Loco e o Município de São Brás de Alportel reservaram o mês de janeiro para o desenvolvimento das ações que distinguem produtos e produtores locais, no âmbito da campanha para a «Produção e consumo local».

A iniciativa «100% Local», ao abrigo da campanha lançada no ano transato, percorreu já cinco dos sete concelhos parceiros, chegando a São Brás de Alportel neste mês de janeiro onde, no dia 25, a partir das 9 horas, o Mercado Municipal terá uma mostra de produtores do concelho e da região. O mesmo contará ainda com a dinamização de uma demonstração gastronómica, tendo por base produtos locais e com apresentação do espetáculo de rua «A Corda!», produzido pelo Coletivo JAT – Janela Aberta Teatro. O espetáculo foi adaptado para se integrar nas ações de sensibilização do projeto, abordando temáticas que incentivam ao consumo local. 

Além do mercado de produtores, identificados com o Cartão de Produtor 100% Local, está em exibição, ao longo do mês, junto ao Mercado Municipal, «A Balança», uma instalação artística que pretende ilustrar os desequilíbrios provocados pelas opções de consumo e os seus impactos.

A peça é inspirada nas antigas balanças de mercado e exibe mensagens de educação alimentar, em especial para os hábitos de consumo, que focam algumas problemáticas como a importação de produtos exóticos e fora de época, que produzem uma maior pegada ambiental, reduzem a qualidade e frescura dos alimentos e transformam as paisagens. A Balança inspira ao consumo responsável e informado, valorizando produtos originários de circuitos de proximidade, o que tem as seguintes vantagens: i) Desfrutar de melhor qualidade e sabor nos alimentos; ii) Encurtar a distância que os produtos fazem, reduzindo a sua pegada ambiental (exemplo: menos libertação de CO2 para a atmosfera); iii) Apoiar a economia do país e da região, contribuindo para a manutenção e criação de emprego; iv) Preservar os recursos, a paisagem e contribuir para a sustentabilidade do planeta; v) Ter mais proximidade com os produtores, o que possibilita maior conhecimento sobre o ciclo de vida dos alimentos, desde a sua produção à sua comercialização.

O mote «A defesa do planeta começa no seu prato: coma local, coma sazonal», remete-nos para a importância de repensar os estilos de vida, tendo em conta a origem dos alimentos e encarando o consumo responsável como uma forma de promoção da sustentabilidade do planeta, de preservação do meio ambiente e de incentivo à economia circular.

O 100% Local conta com o apoio dos municípios de Albufeira, Faro, Tavira, Olhão, Silves, Loulé e São Brás de Alportel, sendo cofinanciado pelo NOPLANETB-AMI, pelo Instituto Camões e pela União Europeia. Tem ainda uma taxa de comparticipação de 10%, faltando angariar esse valor que permitirá assegurar na íntegra a sua execução, fator que motivou o lançamento de uma campanha de financiamento colaborativo pela Associação In Loco (saiba mais em https://www.gofundme.com/f/100-local). Todos os apoios são bem-vindos e ajudarão a executar as ações do projeto, entre elas a produção de uma aplicação tecnológica (casefazem.pt) onde estarão georeferenciados os pontos de produção e de comercialização de alimentos originários da região, para acessibilizar a produção local.

Por: CM São Brás de Alportel