TIAGO ANTÃO E A ARTE DE BEM JOGAR EM VÁRIAS POSIÇÕES

10:32 - 28/01/2020 OPINIÃO
Por Luís José Pinguinha | Vice-presidente do Louletano | FUTEBOL | Acompanhando as jovens promessas do Louletano | pinguinhaluisjose@gmail.com

Nome: Tiago Oliveira Antão

Ano nascimento: 2010 (9 julho)

 

 

Despertando as paixões que desperta, o futebol é, em todo o planeta, escalpelizado até ao mais ínfimo pormenor e dos mais variados ângulos. Daí haver incontáveis artigos em revistas científicas e inúmeras teses de doutoramento que têm o futebol como estudo, debruçando-se, entre outras áreas, no treino, na estratégia e na dinâmica do jogo. Também há, é certo, as chamadas revistas “cor-de-rosa” que incidem sobre o “folclore”, chamemos assim, que rodeia o futebol, dando maior importância à marca dos sapatos da namorada do jogador x do que o às obras de arte que os atuais deuses do futebol (leia-se Cristiano Ronaldo e Lionel Messi), nos presenteiam semana após semana.       

Mas foquemo-nos aqui, unicamente, na análise científica do jogo. Ou, para sermos mais rigorosos, na análise do papel a desempenhar por um jogador numa equipa e isto em contexto do futebol de formação. Há quem defenda, por um lado, que, se um jogador tem as características e os predicados para ser um extremo é tempo perdido colocá-lo a jogar, no seu percurso formativo, a ponta-de-lança ou a médio centro. É o primado da especialização. Há quem defenda, por outro lado, ser bastante positivo que os jovens jogadores tenham uma visão e saber de experiência feito da globalidade do jogo, isto é, que alinhem em várias posições a fim de entenderem melhor a comparticipação das diversas partes (os jogadores) no funcionamento do todo (a equipa).

Tiago Oliveira Antão é um jovem nascido em 2010 e que joga futebol no Louletano DC, sendo esta já a sua quarta época como federado. Com boa estampa física para a idade, Tiago Antão, que utiliza preferencialmente o pé esquerdo no contacto com a bola, denota uma apreciável leitura de jogo, ou seja, movimenta-se dentro do campo a propósito, quer no processo ofensivo quer no defensivo e possui mui boa capacidade de receção e de passe. De passada larga, bom driblador em progressão e excelente na arte de bem cruzar, Tiago Antão exibe-se normalmente em muito bom plano, até porque é dotado de um poder de remate que impressiona pela força e pela colocação, o que lhe possibilita evidenciar-se na cobrança de lances de bola parada e de remates de média (e até longa) distância. Utilizado sobretudo a ala esquerdo (o que no sistema de 2x3x1 que a equipa normalmente joga implica que “faça todo o corredor”), julgo que Tiago Antão tem todas as condições para vir a ser, no Futebol de 11, um lateral esquerdo ou um ala esquerdo de elevado nível. No entanto, quer seja por necessidades pontuais da equipa, quer seja para o obrigar a responder fora da sua zona de conforto a situações diversas, Tiago Antão também tem jogado a médio centro, demonstrando que igualmente aí sabe exibir-se a contento, como, estou seguro, que até a defesa central o lograria fazer, dada a boa perceção do jogo que evidencia e que já atrás referi.

Daí defender que, sendo ainda Benjamim B (ou seja, a duas épocas e meia do Futebol 11), Tiago Antão só tem a ganhar jogando em várias posições. Haverá um tempo para a especialização.

Mas, mais importante que tudo isto, é o Tiago desfrutar da arte de jogar futebol. Como costumo dizer, não há jogadores de futebol, há homens (neste caso crianças) que jogam futebol. E se estiverem felizes, o seu jogo fluirá mais sorridente e com mais brilhantismo.

Daí que o objetivo de todos (familiares, dirigentes, treinadores, etc), deva ser ter gente feliz jogando futebol.