Novas exposições em Lagos: uma explosão de cores do Algarve, Ártico e Amazónia

10:07 - 23/01/2020 LAGOS
O I Ciclo de exposições de 2020 no Centro Cultural de Lagos apresenta obras das artistas Kerstin Wagner e Ana Carvalho.

Até 18 de abril, poderão ser apreciados trabalhos que exploram as tonalidades naturais do Algarve, na exposição “Spaces in Between”, mas também a força cromática do Ártico e da Amazónia em “Azul Branco Verde Negro”. A entrada é livre.

Nascida em Colónia, na Alemanha, mas uma apaixonada pelo Algarve, Kerstin Wagner inspirou-se na beleza natural e no azul da região para a criação das suas obras. “Spaces in between” tem inspiração nas tonalidades e vibrações cromáticas do mar e da luz algarvios, usando três princípios opostos: movimento vs. calma, caos vs. harmonia, escuridão vs. luz. Através da cor, da técnica, tintas acrílicas e pigmentos, as pinturas fazem ressaltar a forte intensidade e a dinâmica visual, mas igualmente a vastidão, a profundidade e a harmonia dos  ambientes marítimos.

Já a portuguesa Ana Carvalho, artista visual e designer, parte de dois projetos multidisciplinares referentes a dois locais “intocados”: o Ártico e a Amazónia. A proposta da exposição “Azul Branco Verde Negro” centra-se na apresentação de trabalhos de desenho e pintura dessa exploração desses imensos ecossistemas que sobrevivem com a ameaça constante do processo contemporâneo – o desaparecimento e a destruição. Os trabalhos que integram os projetos são reflexões sobre os conceitos de paisagem e lugar que jogam com a perceção visual, articulando pesquisas exaustivas relativas a histórias, cartografia, topografia e ilustração científica e registos recolhidos in loco, nomeadamente no Ártico, ao lado do arquipélago de Svalbard, durante a residência/expedição “The Arctic Circle”, e na Amazónia Brasileira, na Reserva Adolpho Ducke do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazónia), durante a residência artística “Labverde”.

A Exposição “Século dos Mares”, de Tara e Sylvain Bongard foi prolongada até dia 12 de abril, estando também prevista a 7ª edição da MALA – Mostra de Artistas de Lagos, entre 2 de maio e 31 de julho, iniciativa que envolve todo concelho e que reúne os trabalhos dos últimos dois anos dos artistas locais nas áreas da pintura, escultura, fotografia, desenho, cerâmica, instalação e vídeo.

“Spaces in between” (Sala de Exposições 1) e “Azul Branco Verde Negro” (Sala de Exposições 2) terão a sua inauguração a 25 de janeiro e estarão patentes no Centro Cultural de Lagos até dia 18 de abril entre as 10h e as 18h. A entrada é livre.

Explore as cores naturais do Algarve e a força do Ártico e da Amazónia com o I Ciclo de Exposições de Lagos.

 

Por: CM Lagos