Falecimento de antigo autarca suscita voto de pesar da Câmara Municipal de Lagos

16:50 - 23/01/2020 LAGOS
Foi ontem aprovado, por unanimidade, em reunião da Câmara Municipal de Lagos, um Voto de Pesar pelo falecimento de António Mariano da Costa Duarte.

Natural de Portimão, António Mariano Duarte veio ainda jovem residir para Lagos, onde desenvolveu uma intensa e diversificada atividade nos planos profissional (tendo integrado os antigos Serviços Municipalizados e a Comissão de Trabalhadores do Parque de Campismo Imulagos), político (exercendo o cargo de vereador entre 1980 e 1982) e desportivo (tendo sido jogador e treinador de futebol no Clube Desportivo Esperança de Lagos). De perfil empreendedor, foi o grande impulsionador da Feira do Livro do GDAL (Grupo Desportivo Amador de Lagos), de campeonatos de xadrez, entre outras atividades de referência e elevada adesão na época.

António Mariano da Costa Duarte, popularmente conhecido por “Fiscaliza”, faleceu no passado dia 14 de janeiro, aos 84 anos, vítima de doença prolongada.

Na apresentação da proposta, Hugo Pereira, Presidente da Câmara, referiu-se a António Duarte como alguém que, com a sua vida ativa, contribuiu para o desenvolvimento de Lagos, sendo justo e devido este reconhecimento.

Na discussão do assunto foi ainda proposto, pelo Vereador Nuno Serafim, sugerir à Comissão Municipal de Toponímia o nome deste cidadão para uma futura atribuição de denominação toponímica.

Após a aprovação do voto foi cumprido um minuto de silêncio em homenagem e memória do cidadão falecido.

 

Por: CM Lagos