Ministra da Saúde promete no Algarve o que não inscreve no Orçamento.

18:12 - 25/01/2020 POLÍTICA
É preciso descaramento para enganar os algarvios desta forma

A Ministra da Saúde, em visita ao Algarve, anunciou que em 2021 iria iniciar estudos para a concretização do novo hospital do algarve. Ora, este compromisso é a prova cabal de que não haverá novo hospital até 2023,  como não  está previsto no quadro plurianual de investimentos em novos hospitais no programa de Governo e na proposta de orçamento de estado de 2020. Estão previstos 5 hospitais até ao fim da legislatura e o Algarve, a segunda prioridade definida por estudo técnico, não está prevista, pese embora ter a maior quebra de oferta assistencial e o maior crescimento demográfico registado no país.

Cristóvão Norte, deputado do PSD, assinala, em tom irónico, que «o calendário da Ministra é simples: estudar em 2021, lançar o caderno de encargos em 2025, abrir o concurso em 2029! Com este Governo não há novo hospital, ponto final. Lançaram a primeira pedra em 2008 e em 2021 vão começar a estudar? Ninguém acredita nas intenções deste Governo. Quando temos perante nós um orçamento de estado que fixa os investimentos na saúde para os próximos 4 anos e o Algarve não está inscrita, os algarvios só podem tomar este anúncio como descaramento.»

 O deputado afirma que «o PSD, como fez o ano passado e foi chumbado, vai apresentar uma proposta de alteração ao orçamento, de modo a que as prioridades de novos hospitais sejam cumpridas. Para fixar médicos na região é preciso um novo hospital. É uma condição necessária mas não suficiente.  As infraestruturais atuais estão obsoletas e é intolerável que se obrigue os doentes a ir para a privado, enquanto quem não tem dinheiro sofre em silêncio, em desespero, com listas de espera que são a negação do acesso à saúde.»

Por: Cristóvão Norte