Tratamento do Síndrome do Túnel do Carpo, como evitar a sua cronicidade

16:31 - 06/02/2020 OPINIÃO
por Miguel Encarnação | Licenciado em Ortoprotesia | Docente Universitário | miguel.encarnacao@live.com

A síndrome do túnel do carpo é uma patologia produzida pela compressão do nervo mediano no pulso. Na maioria dos casos, há um engrossamento do ligamento anular do carpo que diminui o espaço pelo qual esse nervo passa. É uma patologia de natureza crónica. Portanto, é importante aplicar um tratamento. Se não for tratado adequadamente, pode ter consequências importantes na função da mão.

A maioria dos casos de síndrome do túnel do carpo é causada por uma combinação de fatores. Estudos mostram que mulheres e adultos são mais propensos a sofrer desta condição. Mas existem outros fatores que podem causar esta doença.

- Fatores hereditários. O túnel do carpo pode ser menor em algumas pessoas. Pode também haver diferenças anatómicas que alteram o espaço disponível para o nervo. Esses traços podem ser herdados;

- Uso repetitivo da mão. Repetir os mesmos movimentos ou atividades da mão e punho por um período prolongado pode danificar os tendões do pulso. Isso causa inflamação que, por sua vez, exerce pressão sobre o nervo;

- A posição da mão e punho. Realizar atividades que envolvam extrema flexão ou extensão da mão e punho por um período prolongado de tempo pode aumentar a pressão sobre o nervo;

- Gravidez. Alterações hormonais durante a gravidez podem causar inflamação;

- Algumas doenças. Diabetes, artrite reumatoide e desequilíbrio da glândula tiroide são condições relacionadas com a patologia do túnel do carpo.  

Assim, um dos principais sintomas que esta patologia produz é a dormência das mãos, principalmente à noite. À medida que a patologia avança, as coisas podem cair das mãos e pode haver atrofia de certos músculos da mão que lhe dão uma aparência de "mão de macaco".

O diagnóstico é principalmente clínico. É confirmado por Eletromiografia (EMG) e velocidade de condução nervosa. Este estudo é importante para avaliar o grau de evolução da patologia que muitas vezes permite ir diretamente para uma etapa do tratamento. Estudos radiológicos também têm grade importância no diagnóstico.

O tratamento desta patologia consiste em evitar atividades repetitivas de força com o membro afetado. É aconselhado o uso de uma Ortótese (tala) de imobilização e estabilização da articulação do punho e polegar. Para além de posicionar essa zona corretamente, permite liberdade dos outros dedos, não lhes tirando mobilidade e funcionalidade. Geralmente estas ortóteses são constituídas por diferentes materiais, sendo mais flexíveis na zona dos dedos, enquanto a zona da articulação do polegar e zona palmar são rígidas, pois possuem um núcleo de metal para garantir uma estabilização adequada.

Foi também comprovado que, com a Kinesioterapia, muitas vezes os sintomas da síndrome do túnel do carpo regridem. Outras vezes, o médico pode indicar uma infiltração ou algum medicamento injetável. Quando nenhuma dessas medidas é suficiente ou já está em estágio avançado, o tratamento cirúrgico é indicado.