A VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO CONTINUA A SER A APOSTA DO MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA NO ÂMBITO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

09:11 - 16/02/2020 ALBUFEIRA
Sessões públicas de participação têm início no próximo mês de Março

Na última sessão camarária, o Município de Albufeira aprovou a verba destinada à execução de projetos no âmbito do Orçamento Participativo (OP) para 2021, tema, normas de implementação e cronograma de ações. 400 mil euros foi a verba definida para esta sétima edição, que pelo segundo ano consecutivo irá ser distribuída equitativamente pelas quatro freguesias do concelho, com vista a ser aplicada, à semelhança da edição de 2020, na valorização dos espaços públicos. As sessões públicas de participação e recolha de propostas vão decorrer no próximo mês de março.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, responsável pelo pelouro da Cidadania e Orçamento Participativo, sublinha que o OP de Albufeira é um processo «que se consolidou nas últimas edições através do aumento de propostas apresentadas». Ana Pífaro justifica a sua afirmação com o número de propostas apresentadas ao longo das 6 edições, «num total de 236, das quais onze resultaram em projetos, cinco dos quais já estão ao dispor da população» e apela à participação de todos nas sessões públicas de recolha de propostas, que têm início no próximo mês de março.

As sessões vão decorrer nas quatro freguesias do concelho, de acordo com a seguinte calendarização: Paderne – dia 11 (quarta-feira) – 18h30 no Salão da Junta de Freguesia| Albufeira e Olhos de Água – dia 13 (sexta-feira) – 20h30 na Escola Secundária de Albufeira| Ferreiras – dia 18 (quarta-feira) – 20h30 na Escola EB2,3 de Ferreiras| Guia – dia 20 (sexta-feira) – 20h30 na Escola EB2,3 da Guia. 

Recorde-se que o OP é um processo que tem por objetivos promover uma cidadania ativa, responsável e informada, envolvendo os cidadãos nas decisões sobre a afetação de recursos às políticas municipais, aumentar a transparência e o controlo no âmbito da gestão autárquica, fomentar a coesão e solidariedade territorial e intergeracional e identificar e dar resposta às reais necessidades e aspirações da população.

Para mais informação consulte o portal do Orçamento Participativo através do link: https://portal.cm-albufeira.pt/opalbufeira/.

 A Sua Opinião Conta! Participe!

Por: CM Albufeira