MEMORÁVEL Fim-de-semana: CICLISMO E PATINAGEM DE VELOCIDADE COM OS MELHORES DA EUROPA

12:00 - 21/02/2020 ALBUFEIRA
Conheça os condicionamentos de trânsito

Não vão faltar emoções no próximo fim-de-semana: uma vez mais, Albufeira acolhe a 4ª etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta, com partida simbólica às 12h30, em frente à Câmara Municipal.

Mas o programa começa logo pela manhã, às 10h00, com o Passeio de Bicicleta em Família, que pretende juntar pessoas de todas as idades num percurso de 3 quilómetros e, para coroar este fim-de-semana, os melhores atletas de Patinagem de Velocidade da Europa juntam-se à festa… será tudo sobre rodas!

A 46.ª Volta ao Algarve Cofidis vai estar em todo o mundo.

A prova é disputada de 19 a 23 de fevereiro, por 25 equipas, 12 das quais do WorldTour, que integra alguns dos melhores e mais mediáticos ciclistas mundiais.

O evento terá transmissão direto em 83 países, sendo toda a Europa coberta pela transmissão da Eurosport.

O canal pan-europeu levará igualmente a Volta ao Algarve à Austrália e à Ásia.

E pela primeira vez, a América Latina, território de adeptos entusiastas da modalidade, viverá a prova em direto, através da Claro Sports.

Em Portugal os diretos de todas as etapas poderão ser vistos na Eurosport 2 e na TVI 24, estando ainda programadas quatro repetições diárias, em diferentes horários, nos canais 1 e 2 da Eurosport. O pelotão atrai adeptos, telespectadores e jornalistas à corrida, sendo esperados mais de cem profissionais dos media no Algarve.

Os corredores e as equipas participantes somam, no seu conjunto, um total de 20,8 milhões de seguidores nas redes sociais, o que garante uma imensa audiência global que se soma àquela que seguirá a corrida televisivamente.

Recheado de estrelas, a Prova vai iniciar a quarta etapa em Albufeira, num percurso de 169, 7 quilómetros, que liga o concelho ao Alto do Malhão (Loulé). A partida simbólica está marcada para as 12h30, em frente à Câmara Municipal.

Os ciclistas irão percorrer a Av. dos Descobrimentos, até à rotunda do Globo e voltam ao local de partida para o arranque a contar para a prova.

A 4.ª etapa tem início na Avenida dos Descobrimentos, no cruzamento dos Bombeiros e segue em direção à rotunda dos Descobrimentos, onde irá continuar pela N395 até Ferreiras. O trajeto inclui o Cerro do Ouro, Purgatório e Paderne, num total de 12,5 quilómetros percorridos ao longo do concelho de Albufeira.

PROVA INTERNACIONAL DE PATINAGEM DE VELOCIDADE E PASSEIO DE BICICLETA EM FAMÍLIA

Antes do arranque da Volta, haverá um Passeio de Bicicleta em Família, que pretende trazer pessoas de todas as idades para a estrada.

A partida será às 10h00, junto à Câmara Municipal, num percurso de cerca de 3 quilómetros que irá até à rotunda do Terminal Rodoviário de Albufeira.

A inscrição é gratuita e inclui seguro e brindes para todos os participantes: https://fpciclismo.pt/inscricoes-prova-regional.

E para coroar este fim-de-semana, junta-se a Prova Internacional de Patinagem de Velocidade «2 Dias Algarve», para criar um espetáculo único durante a 46º volta ao Algarve em Bicicleta.

Das 10h30 às 11h00, entre os cruzamentos dos Bombeiros Voluntários e a Rotunda das Minhocas (implicará condicionamento de transito nesta área), cerca de 70 atletas, incluindo alguns dos melhores da atualidade vão tornar estes dias inesquecíveis.

Organizada pela Associação de Patinagem do Alentejo e Algarve, em parceria com a Federação de Patinagem de Portugal, a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Associação de Patinagem do Alentejo, conta com as presenças dos melhores da Europa, como Felix Rijhnen, Patxi Peula, Sebastian Mirsch, Luca Berti, Aura Quintana, Angelina Otto e Alison Bernardi, entre outros.

A partida será em frente à Câmara Municipal, às 12h30, para uma prova em estrada em linha até Paderne, perfazendo cerca de 21 km, com chegada prevista para as 13h10.

CONDICIONAMENTOS DE TRÂNSITO

Na sequência da prova, o Parque de Estacionamento em frente ao Tribunal estará encerrado a partir das 21h00 de sexta-feira, 21 de fevereiro. No sábado, na Avenida dos Descobrimentos, entre o Parque de Estacionamento em frente à Câmara e a rotunda do Lidl, a circulação ficará interdita na via da direita, a partir das 10h00. Haverá ainda corte de trânsito no troço entre a saída do Parque de Estacionamento em frente ao Tribunal e os semáforos que dão acesso à Avenida dos Descobrimentos, a partir das 7h00. O cruzamento na Avenida dos Descobrimento em frente aos Bombeiros também será vedado a partir das 10h00.

Por: CM Albufeira