A ALEGRIA E DISPONIBILIDADE DE MUSTAPHA NANKO

16:59 - 07/06/2020 OPINIÃO
Por Luís José Pinguinha | Vice-presidente do Louletano | FUTEBOL | Acompanhando as jovens promessas do Louletano | pinguinhaluisjose@gmail.com

Nome: Mustapha Nanko ”Musta”

Ano nascimento: 2003 (3 dezembro)

Naturalidade: Gâmbia.

Uma compreensível decisão técnica privilegiou a opção de colocar o jovem Musta, numa equipa de Juvenis que participa numa competição Distrital em detrimento de o colocar na equipa principal que disputa o Campeonato Nacional. Na verdade, alinhando no Distrital Musta joga normalmente os 90 minutos em cada partida ao invés do que aconteceria se o fizesse no Nacional numa equipa em que, pode-se dizer, que é uma boa solução para saltar do banco e ser uma mais valia ou até, nalguns jogos, poder jogar a titular. Mas a limitação regulamentar que impede que um jogador de 2º ano do seu escalão, após realizar 3 jogos numa equipa, volte a alinhar noutra equipa de escalão inferior desse clube, poderia “queimar” o Musta (já participou em 2). Independentemente disso, jogue em que equipa jogue, jogue em que posição jogue, Musta, natural da Gâmbia, fá-lo sempre de uma forma alegre, própria de quem adora jogar futebol. Intenso, dedicado, solidário e jogando sempre em alta voltagem são predicados que me levam a vaticinar a Musta uma contínua e significativa evolução futebolística, o que lhe permitirá, estou seguro, melhorar a capacidade concretizadora, discernindo melhor no momento de finalizar as jogadas atacantes.  

E a disponibilidade que evidencia, quer nos treinos quer nos jogos, para aprender mais e mais, crescendo assim, como jogador, mais e mais, afigura-se-me como um factor decisiva para Mustapha Nanko lograr atingir um nível interessante como futebolista.

 

RECORDANDO EX-FUTEBOLISTAS DA FORMAÇÃO DO LOULETANO

Diz o sábio povo que “recordar é viver”. É o que fazemos aqui neste espaço.

Recordamos quem, natural ou residente no Concelho de Loulé, se destacou enquanto futebolista nas equipas de formação do Louletano DC.

 

ANDRÉ DAVID, O PÊNDULO DA GERAÇÃO DE OURO DE 1991

Nome: André Manuel Gonçalves David

Ano nascimento: 1991 (4 de abril)

 

Ao longo da sua longa história, várias têm sido as gerações que brilharam com as cores do Louletano DC ao peito, elevando bem alto e nome de um Clube a três anos do centenário, o nome da Cidade, o nome do Concelho de Loulé, o nome do Algarve e, inclusive, o nome de Portugal.

Uma dessas gerações foi, incontestavelmente, a dos jovens nascidos em 1991.

Com um currículo invejável que inclui vários títulos de Campeões do Algarve, Apuramento para 2ªs Fases em Campeonatos Nacionais, conquista de diversos Torneios nacionais e internacionais, um deles, a edição nacional da Taça Coca Cola, cuja final disputada já no novo Estádio da Luz foi transmitida em direto pelo então ainda bebé canal “Sport TV”, esta geração de 1991 do Louletano (que enquanto Infantis teve mais de um ano civil sem perder – percurso só interrompido em Espanha, no Torneio de Algámitas, com a derrota por 0-1 na final frente ao Sevilla FC), encantou durante várias épocas os amantes do futebol aquém e além fronteiras.

Integrado nessa equipa estava André David, natural do Parragil, que atuava a médio centro. Um jogador compacto e consistente a defender e intenso, clarividente e eficaz a atacar. O garante da estabilidade da equipa; o garante da perfeita e competente harmonia entre o processo defensivo e o ofensivo.

Extremamente bem formado, André David por todos era respeitado quer pela qualidade do futebol que exibia quer pela assertiva personalidade que exibia. Era uma das estrelas que mais brilhavam na autêntica constelação de estrelas que era a equipa de 1991. E brilhou durante as dez épocas em que representou o Louletano DC (desde as Escolas –hoje Benjamins- até aos Seniores, escalão a que chegou a integrar durante uma época, até ter optado por dar prioridade à carreira académica e licenciar-se em Economia).

Julgo, por isso, que numa geração que alguém apelidou de ouro e que, ao longo do seu percurso, integrou: Bruno Estevens, Fábio Silva, Ludovic Castanheira, Pedro Murta, Xavier Batista, Ruben Teles, Hugo Carlos, André Catarino, Paulo Oliveira, Daniel Oliveira, Cristiano, Rui Trindade, Pedro Campelo, Iuri Jorge, Roger Oosterkamp, Tiago Costa, Fábio Santiago, Dominic, Alex Santos, Ivan Simão, Tiago Bom, Ricardo Laura, Pedro Batista, Bruno Estanque, Valdenar, David Santos, Filipe Santos e Kaká (perdoem-me os de quem me possa ter esquecido), julgo que a referência ser o André David faz todo o sentido.   

André David na atualidade, aqui acompanhado de Sílvia Dias, sua madrinha de batismo e um dos elementos mais proeminentes da atual Direção do Louletano DC