Coronavirus chega ao Algarve

17:19 - 08/03/2020 ALGARVE
Uma aluna da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, distrito de Faro, foi hoje diagnosticada com Covid-19, o primeiro caso confirmado no sul de Portugal, anunciou em comunicado aquele estabelecimento de ensino.

“Uma aluna da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes esteve em Itália, na semana de interrupção do Carnaval. Ao retornar, contactou a Linha Saúde 24, que lhe deu instruções para monitorizar a sua situação clínica e cumprir algumas regras sociais e de higiene pessoal, mas que podia fazer a sua vida normal”, adianta a nota divulgada na página na internet do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes em Portimão.

A estudante regressou à escola em 27 de fevereiro e “foi diariamente acompanhada pela equipa do SNS24” e hoje “foi-lhe diagnosticado o vírus Covid-19”, prossegue o comunicado.

As autoridades de saúde decretaram o encerramento daquele estabelecimento de ensino e “os alunos que estiveram em contacto direto com a aluna irão ser contactados e poderão ficar em isolamento social durante 14 dias, nas suas residências”.

A nota acrescenta que a medida de isolamento também poderá ser aplicada aos professores e funcionários da escola que contactaram com a estudante.

A medida Poderá ser alargada a outras escolas tendo em conta que a mãe da jovem é professora.

A aluna encontra-se internada em Lisboa.

Neste momento estão confirmadas 30 pessoas infetadas em Portugal.